Mundo

Trump volta a atacar imigrantes

“NO MORE DACA DEAL” foi um dos muitos tweets que o Presidente americano disparou Domingo. Donald Trump responsabiliza o Partido Democrata e o governo mexicano pelo que apelida de torrente “perigosa” de imigrantes ilegais, ameaçando impedir um possível acordo sobre o Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA).

Trata-se do programa federal implementado pela administração Obama para impedir a deportação de jovens imigrantes indocumentados que foram levados para os EUA em crianças. Referindo-se a “caravanas” de imigrantes em direcção à fronteira entre os EUA e o México, Trump apontou o dedo às leis “liberais” que, segundo ele, impedem os agentes fronteiriços de fazerem o que lhes compete.

À entrada para a missa do Domingo de Páscoa, Trump não respondeu aos jornalistas sobre se as suas publicações no Twitter significavam que já não apoiaria qualquer acordo sobre o DACA. Disse, no entanto, que o México tem de ajudar os EUA na fronteira numa altura em que “muitas pessoas estão a entrar para se aproveitarem” do programa.

Num outro tweet, Trump endureceu as ameaças ao México, afirmando que os líderes do país vizinho “têm de parar com as grandes torrentes de droga e de pessoas”. Caso contrário, ele vai acabar com o NAFTA, ou seja, o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, que envolve o Canadá, o México e os EUA. Para Trump, o NAFTA é “a vaca de dinheiro” do México.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER