Mundo

Puigdemont declara independência da Catalunha mas pede suspensão temporária

Declaração de Puigdemont estava marcada para as 17.00, mas começou atrasada.

“A Catalunha ganhou o direito a ser um estado independente”. Carles Puigdemont declarou esta terça-feira a independência da região, para segundos depois pedir ao parlamento catalão que suspenda o processo durante algumas semanas, de forma a abrir espaço para o diálogo e para chegar a uma solução negociada com Madrid. “Os resultados [do referendo] têm que ser tidos em conta na época de diálogo que estamos dispostos a assumir”, afirmou, falando nas várias propostas de diálogo que já recebeu.

Num discurso em catalão, Puigdemont recorreu ao castelhano para dizer a toda a Espanha que não são “loucos, nem golpistas”.

Nas horas antes do anúncio, multiplicaram-se os apelos ao diálogo. O porta-voz do Governo espanhol apelou a Puigdemont para que não “comece nada que seja irreversível”. “Que não inicie um caminho sem retorno, que não faça nenhuma declaração unilateral de independência e que regresse à legalidade, que volte ao diálogo”, declarou Íñigo Mendez de Vigo. O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, também apelou a que não se “anuncie uma decisão que tornaria o diálogo impossível”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER