Viagens

As Montanhas Rochosas no Canadá

Um tesouro bem guardado, neste país conhecido pelas belezas naturais, são as Montanhas Rochosas. Muito antes de imaginar que um dia iria emigrar, fui cativada pela beleza dos parques nacionais do Canadá. Nos anos 60, o National Film Board apresentava em Portugal, nos cinemas, pequenos documentários de propaganda do país. Lembro-me muito bem de ficar a conhecer as “Rockies” e os “Mounties” em filmes a preto e branco legendados em português.

Passei, todavia, 20 anos no Canadá sem ter a oportunidade de fazer essa viagem, sonhada enquanto jovem. Finalmente num verão, apanhei um comboio na Union Station em Toronto e desembarquei na vila de Jasper, Alberta. Localizada num vale verdejante e cercada pelas montanhas cujos picos se agigantam perante os nossos olhos, a localidade deixa-nos, imediatamente, num estado de deslumbramento.

É uma viagem longa, de dois dias e duas noites, que nos permite ficar com uma boa perspetiva da dimensão e grandeza do país. A província do Ontário estende-se por florestas e lagos com paragens nas pequenas estações ferroviárias cheias de histórias dos pioneiros que desbravaram o país. Atravessar a vasta província de Manitoba e as suas pradarias fez-me lembrar, embora em dimensões muito maiores, as planícies do meu Alentejo com horizontes a perder de vista.

Essa viagem de uma semana, a passear pelos parques nacionais, impressionou-me de tal maneira que jurei a mim mesma voltar mais vezes e apreciar, demoradamente, as belezas incomparáveis que me tinham surgido de Alberta à Colúmbia Britânica.

No verão passado voltei às “Rockies”. Fiz uma viagem muito diferente, num pequeno grupo. Apanhei voo para Calgary e lá alugámos uma autocaravana. Nunca tinha tido uma experiência assim, e considero ter sido a forma mais divertida e adequada para melhor conhecer as Rochosas. Podíamos parar junto a qualquer dos lagos, no alto ou no sopé das montanhas, próximo dos glaciares ou dos rios, e também estacionar nas pequenas vilas. Permanecíamos o tempo que queríamos, deslumbrando-nos com as paisagens. Íamos dormir a sítios diferentes, nos parques de campismo ou noutros lugares destinados a esse tipo de transporte. Um dia estacionámos num miradouro, a cerca de 2.000 metros de altitude, e ali pernoitámos, o que nos permitiu admirar um nascer-do-sol incomparável.

De Jasper até Banff, são cerca de 230 km pela estrada Icefields Parkway; fazer esse percurso é imprescindível porque nos ficará para sempre na memória. O encanto da paisagem deixa-nos sem palavras. Apetece fotografar tudo numa tentativa de guardar aquelas vistas espetaculares. É preciso conduzir com cuidado e parar de vez em quando porque animais selvagens se atravessam na estrada. Vi de perto ursos, veados, alces e cabras bravas. Traz-me, inevitavelmente, lágrimas aos olhos estar tão próxima da vida selvagem. É de uma pureza comovente.
Não sei se consigo decidir o que me deixou mais maravilhada: passear junto ao Lago Moraine, com águas azuis-turquesa, ou ao Maligne de cor verde-esmeralda, quais telas pintadas; poder caminhar no gelo do impressionante Glaciar Athabasca, a recuar assustadoramente de ano para ano, ou descobrir, depois de trilhar subidas íngremes, cascatas estrondosas e lagoas de beleza ímpar.

As Montanhas Rochosas do Canadá foram designadas pela UNESCO, em 1984, Património da Humanidade. Devo reconhecer que, apesar de já ter viajado por algumas dezenas de países e ter apreciado lugares fascinantes, nunca vi nada tão naturalmente sublime como as paisagens com que somos brindados numa viagem às montanhas de Alberta e Colúmbia Britânica.

 

Manuela Marujo
Imagens cedidas por Manuela Marujo

Gostou de ler sobre esta viagem?

Contribua fazendo um donativo (“tax credit donation”) para uma viagem de estudante da Universidade de Toronto a um país lusófono. Clique no link abaixo e selecione THE MANUELA MARUJO TRAVEL SCHOLARSHIP

https://donate.utoronto.ca/give/show/79

This slideshow requires JavaScript.

 

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close