Saúde & Bem-estar

Uma quarentena mais doce

É um facto: quando passamos mais tempo por casa, temos mais tendência para atacarmos a despensa. E, como em tudo, há quem tenha mais facilidade em resistir às tentações. Se, no entanto, não faz parte deste grupo de pessoas, eu tenho a solução para si! Se vai comer e vai, porque não tentar tornar as receitas que prepara um pouco mais saudáveis? Apenas tem de fazer pequenas alterações e verá que a quantidade de calorias e gorduras diminuirá significativamente. Tempos de contenção… em tudo, literalmente! Deixo-lhe três sugestões deliciosas. Espero que goste!

                                                                             Bolo de chocolate

Confesso que esta é uma receita, da autoria da atriz Catarina Gouveia, provada e aprovada… por mim! É um bolo realmente delicioso e muito fácil de fazer!

Anote os ingredientes necessários: seis ovos, duas colheres de sopa de farinha, uma colher de chá de fermento, quatro colheres de sopa de óleo de coco e uma tablete 225 grs de chocolate negro.

A preparação é muito simples: comece por colocar água a ferver com um prato ou tacho por cima com o chocolate e o óleo de coco – demorará cerca de cinco minutos. Depois disso pode ir pré-aquecendo o forno a 180 graus. Separe agora as gemas e as claras – reserve as gemas e bata as claras em castelo, colocando umas pedras de sal enquanto o faz. De seguida bata as gemas, à mão ou com a batedeira. Quando o chocolate já estiver frio junte-o às gemas. Quando estiver tudo bem misturado, envolva as claras. Se terminassem a receita por aqui ficariam com uma deliciosa mousse de chocolate – também não é nada mal pensado… Mas seguimos com a receita do bolo – junte agora a farinha e volte a envolver. Colocar o fermento e repetir o processo. Agora só necessita de colocar o preparado numa forma untada com óleo de côco ou apenas com papel vegetal e colocar no forno durante, mais ou menos, 10 minutos. A ideia é que este bolo fique com o interior menos cozido. Vai ver que vai gostar!

                                                                         Bolo de iogurte e aveia

Misture cinco ovos, um iogurte natural, 100 gramas de flocos de aveia, 140 gramas de farinha de aveia, 60 gramas de farinha de arroz, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de azeite, uma colher de café de fermento, raspas de uma laranja e canela q.b numa tigela e leve ao forno, aquecido a 180 graus, durante mais ou menos 30 minutos. Vá fazendo o teste do palito para ver se está cozido! Esta é uma receita da nutricionista Maria Gama, autora do blogue Põe-te na Linha.

 

 

 

 

                                                                     

Bolo de laranja

Criada pela blogger Vanessa Alfaro, esta receita agradará a miúdos e graúdos! É um bolo muito saboroso! Os ingredientes são: 10 colheres de sopa de farinha de espelta, quatro laranjas espremidas, quatro ovos, duas colheres de sopa de mel e uma colher de sopa de fermento em pó.

Só tem de pré-aquecer o forno a 180 graus, misturar todos os ingredientes e depois espalhar toda a massa numa forma forrada com papel vegetal ou untada com óleo de coco ou azeite. Leve ao forno durante mais ou menos 25 minutos e, quando estiver pronto, pode decorá-lo com amêndoa laminada!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW