Saúde & Bem-estar

Uma Páscoa (mais) saudável

As épocas festivas são, quase sem exceção, sinónimo de excessos alimentares. Grande parte do tempo é passado à mesa e é bastante fácil “cair em tentação” – uma amêndoa aqui, um pedaço folar ali e uma fatia de pão-de-ló para rematar.

Esta satisfação rapidamente dá lugar ao peso na consciência… e na balança!

Mas e se vos dissesse que podem aproveitar esta Páscoa de uma forma não menos deliciosa, mas muito menos calórica?

Deixo-vos algumas ideias! Experimentem!

Começamos pelo básico – procurar alternativas

Hoje em dia é cada vez mais comum, e por isso mais fácil, encontrar alternativas a produtos que evita consumir ou até a que possa ser intolerante.
Preferir chocolate negro, com mais de 70% de cacau, em vez do de leite, grelhar em vez de assar, substituir o leite por bebidas vegetais e, por exemplo, trocar a farinha de trigo por farinha de espelta é possível e bom para si!

Imaginação é fundamental!

Que tal substituir, na mesa, as famosas tentações típicas da época por opções mais saudáveis? Havendo as alternativas que falávamos anteriormente, mais facilmente terá a capacidade de fugir às “asneiras” – frutos secos, saladas coloridas, fruta, queijo fresco com doce de fruta, palitos de vegetais com molho de iogurte, substituir os refrigerantes por uma limonada bem fresquinha… enfim, a imaginação é o limite!

Sopa nunca fez mal a ninguém… pelo contrário!

Esta é uma regra que devemos seguir não só no dia de Páscoa, como em todos os outros. A sensação de saciedade dada pela sopa vai ajudar a controlar o impulso de comer tudo o que está em cima da mesa!

Mexa-se!

E há muitas formas de o fazer – ajudar na cozinha, nas tarefas que forem necessárias em casa, planear atividades para toda a família, um passeio a pé… Tire partido de ser Primavera – no caso de estar bom tempo, é claro!
Não quero que vos falte nada e, por isso mesmo, deixo-vos ainda algumas receitas com as quais se poderão inspirar e surpreender a família no dia de Páscoa! Considerem este “miminho” como o meu folar para vocês!
Espero que gostem! Uma Páscoa feliz para todos!

Inês Barbosa


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close