Saúde & Bem-estar

Um chá para cada mal

Apesar de não precisar de vos dar motivos para beber chá, ainda existem algumas pessoas que precisam de ser conquistadas para entrarem neste “mundo” tão aconchegante.

De facto, para além de ser o acompanhamento ideal para longas conversas e do conforto (a todos os níveis) que a sua ingestão nos dá nestes dias que já se começam a tornar frios, existem inúmeros benefícios que podemos retirar de diferentes chás. E há para todos os gostos!

Diz-me do que “sofres”, dir-te-ei que chá beber…

Vejam alguns exemplos!

Chá verde

Comumente visto como um grande aliado daqueles que se encontram em fase de perda de peso, este chá encerra em si muitos mais benefícios:  para além de desintoxicar e ter uma ação termogénica, auxilia no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Rico em antioxidantes, este chá pode ajudar na prevenção de várias doenças, entre elas as cancerígenas e problemas cardiovasculares (ajuda no controlo dos níveis de colesterol). Retarda os sinais de envelhecimento, possui propriedades reconhecidas na luta contra demências como, por exemplo, o Alzheimer e pode ainda ajudar a combater cáries – basta bochechar com o mesmo! Fantástico, não?

Chá preto

O chá preto tem muitos benefícios comuns ao chá verde: tem a capacidade de acelerar o nosso metabolismo e de retardar o envelhecimento, tudo por “culpa” dos antioxidantes. Facilita a digestão, pode reduzir o risco de AVC’s, possui propriedades anti-inflamatórias, é um bom aliado no combate à demência e, se consumido com moderação, pode ajudar na regulação de problemas cardiovasculares. Devido à cafeína presente na sua composição é ainda um excelente estimulante – no entanto, é aconselhada moderação no seu consumo.

Chá de canela

Outro chá com efeitos positivos em diversas situações: é um ótimo aliado no controlo da diabetes (ajuda na redução da glicemia), controla a vontade de comer doces, facilita a digestão, melhora a circulação, controla o colesterol pelas suas capacidades anti-oxidantes e anti-inflamatórias, combate o envelhecimento precoce e constipações e até pode ajudar a regular a menstruação.

Este chá é, no entanto, desaconselhado a grávidas.

Chá de casca de limão

Bem, este é, provavelmente, o eleito da maioria das pessoas que bebem chá. O seu sabor agrada a quase toda a gente e ainda bem: o seu consumo está associado a uma série de coisas boas.

Senão vejamos alguns exemplos: é desintoxicante, digestivo (auxilia no tratamento da prisão de ventre, por exemplo), ajuda a melhorar a nossa imunidade e a aparência da pele, protege os órgãos de doenças degenerativas e infecções como a candidíase, já que diminui a acidez do sangue, diminui o inchaço e a pressão arterial e reduz o mau hálito. Quem sofre de anemia também pode e deve beber chá de limão, já que, quando consumido durante as refeições, o mesmo aumenta a absorção de ferro dos alimentos vegetais. Por outro lado, devido à irritação das mucosas do estômago, este chá não é indicado para quem sofre de gastrite, pois pode causar dor.

Inês Barbosa

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close