Saúde & Bem-estarBlog

Saúde na ponta da língua

saude ponta da lingua-bem estar-mileniostadium
Uma língua saudável deve ser limpa, de cor rosada e relativamente lisa.

 

Podemos saber mais do que aquilo que imaginamos acerca da nossa saúde apenas por olharmos para a nossa língua – por ser uma região sensível do nosso corpo, ela é capaz de nos “alertar” para algo que possa estar, eventualmente, menos bem.

Uma língua saudável deve ser limpa, de cor rosada e relativamente lisa – para a termos e mantermos com este aspeto devemos ter uma boa higiene oral, fazendo uma limpeza de dentes e língua pelo menos duas vezes por dia.

Vejam então agora alguns exemplos de situações a que devem estar atentos!

Pontos brancos ou língua totalmente branca

A nossa língua pode tornar-se branca quando existe um crescimento excessivo de bactérias e fungos na nossa boca – isso faz com que a sujidade e as células mortas fiquem presas entre as papilas que se encontram inflamadas, provocando o aparecimentos destas “placas” brancas e mau hálito.

Esta situação acontece, normalmente, quando não fazemos uma higiene bucal correta ou quando o nosso sistema imunitário está enfraquecido, indicando deficiência de ferro ou biotina. Apesar disso, pode também ser um sintoma de outros problemas tais como a candidíase oral (uma infeção que se não for tratada pode afetar outras áreas da boca, como a garganta, as amígdalas, e as gengivas), líquen plano (uma doença autoimune), leucoplasia (uma doença crónica, mais recorrente em fumadores, podendo também estar relacionado, em casos mais graves, com cancro da boca) ou sífilis (uma doença sexualmente transmissível).

Língua  geográfica

Dá-se este nome a uma língua que possui lesões avermelhadas com contornos irregulares e um pouco salientes, que podem “migrar” de um local para outro da nossa língua – é uma condição benigna e não contagiosa, também apelidada de glossite migratória benigna ou eritema migratório.  Estas lesões não comprometem o paladar, mas podem provocar uma sensação de queimação em determinados momentos, bastando contudo não ingerir alimentos quentes, salgados, picantes ou ácidos para atenuar este sintoma.

Acredita-se que pode ter um carácter hereditário e estar associada a doenças como asma, rinite alérgica, psoríase e ainda a deficiências nutricionais e elevados níveis de stress.

Língua inchada ou muito vermelha

Se não se tiverem magoado (mordido a língua, por exemplo) ou comido algo muito quente ou picante, uma língua inchada e/ou muito vermelha pode ser sinal de falta de vitaminas, mais concretamente de ácido fólico e vitamina E, B2, B3 e B-12.

Feridas, bolhas ou lesões

Consultem um médico se notarem que na vossa língua existem nódulos ou bolhas irregulares, úlceras e/ou feridas que não saram. É um sinal preocupante, podendo indicar a presença de inflamação, infeção ou até mesmo cancro.

Língua castanha e “cabeluda”

Parece coisa de filme, mas não é! Ou melhor… tendo em conta que a língua ganha este (mau) aspeto por conta de uma severa falta de higiene, talvez seja melhor acreditarmos que só acontece mesmo na ficção!

Mas atenção: pessoas que tomam muito café e/ou chá ou que tomam medicamentos com bismuto também podem ver uma alteração na cor da língua!

Ah, e quanto ao “cabeluda” – o que realmente acontece é que as papilas aumentam de tamanho e acabam por ficar com uma aparência semelhante a pelos!

Ondas

Quando a língua está inchada pode ganhar a marca dos dentes, ficando ondulada nas laterais. O importante aqui é descobrir a razão do inchaço – as razões podem ir de desidratação até alergias, ATM ou deficiência do Qi do baço.

“Rugas” na língua?

É verdade! A nossa língua não escapa ao passar dos anos, e também ela envelhece, criando uma espécie de “rugas” que, por norma, não causam dor. No entanto, caso não seja feita uma boa higienização da boca, o risco de infeção fúngica aumenta, o que poderá causar fortes dores e ardor. Uma outra causa para surgirem estas marcas na língua é a colocação incorreta de próteses dentárias!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close