Saúde & Bem-estarBlog

Relaxar e cuidar

 

Relaxar e cuidar-mundo-mileniostadium

Cuidar de nós é muito importante – ainda que, com a correria do dia a dia tenhamos tendência para nos desleixarmos e adiar aquele “miminho” que oferecemos a nós mesmos para outro dia.

Um outro “obstáculo” é, muitas das vezes, o custo elevado dos tratamentos que, seja por conta de algum problema ou não, desejamos fazer. E já para não falar que muitos deles acabam por não funcionar como esperaríamos…

Mas hoje trago-vos uma solução… e vai agradar até aos mais forretas: máscaras faciais D.I.Y. (Do It Yourself).

Indicadas para vários tipos de situações, estas máscaras só usam produtos naturais e que muito provavelmente têm por casa. Vejam alguns exemplos!

Esfoliar e refirmar com café e óleo de coco

Para além das borras do café serem um esfoliante natural perfeito, o ácido cafeico que encontramos neste alimento possui propriedades anti-inflamatórias e ainda deixa a pele lisa a firma por ter a capacidade de ajudar a aumentar a produção de colágeno. Quando misturadas com um pouco de óleo de coco, tornam-se numa fantástica máscara facial para quem pretende reduzir a oleosidade! Por outro lado, esta máscara não é recomendada para peles com acne ou outras inflamações.

Façam assim: aqueçam o óleo de coco (até que fique completamente líquido). Juntem-no, em partes iguais, às borras de café e coloquem-no na pele, esfregando suavemente em pequenos movimentos circulares. Deixem atuar durante cinco a 10 minutos antes de enxaguar. Também podem usar no resto do corpo!

Hidratar com iogurte e mel

A nossa pele pode apresentar-se desidratada e maltratada por conta de agressões externas, sejam elas temperaturas muito altas ou baixas, vento, sol ou até mesmo por causa da repetição de limpezas agressivas.

Esta máscara, para além de ser muito fácil de preparar, deixa a pele bonita e hidratada por mais tempo. O ácido lático, presente no iogurte,  funciona como um esfoliante suave, promovendo a renovação celular, enquanto que as vitaminas B3 e B6 presentes no mel ajudam a hidratar.

Só precisam de misturar uma colher de sopa de iogurte natural com uma colher de sopa de mel e de seguida aplicar no rosto. Deixem atuar por 15 minutos e depois enxaguem com água morna.

Controlar o acne com limão e canela

O acne é um dos problemas de pele mais comuns e as causas para o seu aparecimento são várias. Para além de afetar a autoestima, este problema também deixa várias marcas no nosso rosto e, por isso, é importante “combater” esta condição. O ácido do sumo do limão vai reduzir o excesso de óleo e a vermelhidão, enquanto que a canela vai atuar como um anti-inflamatório e antimicrobiano.

Misturem o sumo de meio limão com meia colher de chá de canela e apliquem suavemente nas áreas afetadas com uma bola de algodão. Deixem por cinco minutos e depois enxaguem. Esta máscara deve ser usada diariamente!

Reduzir a oleosidade com vinagre e puré de maçã

Para além possuir propriedades adstringentes e ser desintoxicante, o vinagre de maçã mata bactérias e equilibra o pH da pele. A maçã contém ainda ácido málico, um poderoso esfoliante.

Juntem uma colher de sopa de vinagre de maçã com uma colher de sopa de puré de maçã (sem adicionar açúcar) e apliquem no rosto de preferência com um pincel, já que esta máscara é bastante líquida. Deixem atuar durante cinco a 10 minutos e depois passem por água.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW