Saúde & Bem-estar

Que bom é ter “pedalada”!

Esta quarta-feira, dia 3 de junho, celebrou-se o Dia Mundial da Bicicleta. A data foi aprovada por decisão da Assembleia Geral da ONU no dia 17 de abril de 2018, e tem como principal objetivo promover este meio de transporte simples, barato e bom para o meio ambiente.

De facto, a bicicleta tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos – seja como meio de transporte ou apenas por motivos de lazer – e as razões para tal acontecer são várias. Se, no entanto, ainda não se apaixonaram pelas duas rodas este artigo pode ser exatamente aquilo que vos falta! Vamos então conhecer alguns benefícios de “dar ao pedal”!

EMAGRECIMENTO

Quando fazemos um treino em cima de uma bicicleta temos uma certeza: que vamos queimar bastantes calorias! É que pedalar acelera o nosso metabolismo – quer isto dizer que o nosso corpo vai queimar calorias de forma mais rápida, evitando a acumulação de gordura no nosso organismo! E isso é tudo o que nós queremos ouvir, verdade?

REDUZ COLESTEROL, CONTROLA GLICEMIA E REGULA A PRESSÃO ARTERIAL

Um metabolismo mais rápido tem ainda a capacidade de “queimar” mais rapidamente as substâncias que geram o colesterol mau (LDL). Para além disso, se pedalarmos regularmente veremos que o nível de açúcar no sangue se equilibrará – uma ótima opção de desporto para quem tem diabetes, por exemplo.

Finalmente, as nossas artérias e veias também retiram benefícios desta prática: ganham a capacidade de contrair e relaxar mais rapidamente, o que promove a regulação da pressão arterial.

RESISTÊNCIA MUSCULAR E CARDIOVASCULAR

Obviamente, necessitamos que os nossos músculos trabalhem quando nos deslocamos de bicicleta – acontece que ao pedalar  estamos a trabalhar quase todos os grupos musculares do nosso corpo. Ora, se tivermos por hábito praticar este desporto regularmente, com certeza iremos notar que os nossos músculos – dos braços e pernas, principalmente -, ficarão mais fortes com o passar do tempo.

No que à capacidade e resistência cardiovascular diz respeito, o ciclismo é um desporto bastante exigente, obrigando a que a nossa respiração seja muito exercitada. Obviamente que também esta é uma capacidade que vamos melhorando com o tempo – comecem com calma, dentro da vossa zona de conforto, e vão estabelecendo alguns de Bike-riding safios ao longo do tempo!

BEM-ESTAR

Mesmo que estejamos tristes ou stressados com alguma situação, com certeza vamos ficar a sentir-nos muito melhor a partir do momento em que nos começarmos a movimentar em cima de uma bicicleta. E porquê? Porque este exercício aumenta a libertação de endorfinas e serotonina – duas substâncias que nos fazem sentir bem e tranquilos! Aliado a isto ainda temos a sensação de “liberdade” que esta prática nos proporciona – tudo coisas boas!

OS JOELHOS AGRADECEM

O ciclismo é um desporto ótimo para quem tem algum tipo de restrição nas atividades e/ou exercícios que pode praticar – isto porque o “impacto” principal é direcionado à bicicleta e não aos nossos pés e joelhos como acontece, por exemplo, na corrida.

UM DESPORTO ECONÓMICO E SUSTENTÁVEL!

Para além de fazer bem ao nosso corpo, a bicicleta também é ótima para o meio ambiente… e para o nosso bolso! Acreditem que podem economizar bastante se trocarem o metro, o autocarro ou o automóvel pela bicicleta nas vossas deslocações diárias!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW