Saúde & Bem-estar

Presença assídua… e ainda bem!

Presença assídua… e ainda bem-mundo-mileniostadium

É seguro dizer que não há Natal sem frutos secos – e ainda bem que assim é! Sabiam que durante muito tempo eles foram considerados sinal de riqueza, fartura e vitalidade? E não é por acaso…

Para além de viciantes, estes são alimentos altamente energéticos e com propriedades nutritivas muito interessantes. Podem incluí-los no “cardápio” festivo de inúmeras maneiras: seja no peru recheado, no arroz ou em diferentes sobremesas, os frutos oleaginosos são uma escolha muito saudável para a mesa de Natal e de passagem de ano.

Ricos em gorduras insaturadas, são benéficos para o coração e ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol no sangue. Para além disso, as avelãs e nozes possuem proteínas, nomeadamente arginina, que são essenciais para o funcionamento do sistema cardiovascular. Vamos então saber mais sobre os frutos secos mais tradicionais desta época!

Amêndoa

Com aproximadamente 630 calorias por 100 gramas e 54 gramas de gorduras de boa qualidade, a amêndoa pode ser uma boa aposta para quem deseja engordar. Para além disso, ela ajuda no tratamento da osteoporose, por ser muito rica em cálcio e magnésio.

A amêndoa deve ser conservada num lugar fresco e seco. 

Amendoim 

Extraordinariamente nutritivo e com uma grande quantidade de gordura, proteínas e sais minerais o amendoim pode ser consumido cru, tostado, salgado ou açucarado. Entre os seus principais benefícios estão a prevenção de doenças cardíacas, cancerígenas, da aterosclerose e da anemia, diminuição do risco de malformações na gravidez, por conter ácido fólico, promoção do bem-estar e diminuição do stress. Com cerca de 600 calorias por 100 gramas, o amendoim é ainda uma ótima fonte de energia!

Avelã 

As avelãs não devem ser guardadas durante muito tempo, já que rançam com facilidade. Ricas em proteínas e gorduras, devem ser consumidas em pouca quantidade – 100 gramas de avelãs equivalem a cerca de 625 calorias.

Ainda assim elas são ótimas para a nossa saúde, quando consumidas com moderação: fortalecem o cérebro e a memória, aumentam a energia e regulam o colesterol e beneficiam o nosso sistema nervoso por conterem vitaminas do complexo B, por exemplo!

Partilho convosco um pequeno truque: querem retirar a “membrana” que envolve a avelã depois de descascada? Experimentem torrá-la ligeiramente no forno e depois esfregá-la com um pano!

Figo seco

Se querem ter uma pele bonita é nos figos que têm que apostar! Por conterem vitamina C e vitaminas do complexo B, com propriedades antioxidantes, os figos melhoram a aparência da pele, deixando-a com um aspeto mais saudável e protegida das inflamações que provocam, por exemplo, acne. Apesar de bem doces, têm poucas calorias (quando comparados com os demais) – são entre 200 a 280 por 100 gramas. Altamente nutritivos, eles devem ser guardados em recipientes hermeticamente fechados, num local fresco e seco.

Uvas passas

Ou se ama ou se odeia! Apesar disso, as uvas passas são livres de colesterol e gordura e contêm substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Mas há mais benefícios! Por exemplo: por serem ricas em antioxidantes, ajudam a retardar os sinais do envelhecimento e protegem a nossa visão dos efeitos da oxidação e do tempo. 

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER