Saúde & Bem-estar

Páscoa DIY

Páscoa DIY-mundo-mileniostadium
Créditos: DR.

Mais uma vez vemos a Covid-19 “roubar-nos” a celebração de uma data tão especial para tantas famílias. Mas, como já tão bem nos habituamos, há sempre forma de darmos a volta! As ideias que hoje vos proponho para alegrar a Páscoa deste ano são também uma ótima forma de toda a família (a que vive na mesma casa, claro) passar mais tempo junta, enquanto criam algo especial e se divertem! Espero que gostem e que as ponham em prática: se o fizerem, partilhem o resultado final connosco! Vamos adorar ver!

Caça aos ovos

Porque não organizarem uma caça aos ovos em casa? Comecem por decorar os ovos em família, as crianças vão adorar! Depois escondam-nos pela casa e/ou jardim e vão dando algumas pistas para que esta caça ao “tesouro” se torne ainda mais emocionante! A recompensa? Deliciosos ovos e amêndoas de chocolate é claro!

Folar caseiro

A maioria das pessoas associa o folar da Páscoa a algo doce… mas sabiam que ele também pode ser salgado, dependendo da região e das tradições familiares? Para além disso, pode ter um ou mais ovos no topo – algo que é visto como símbolo de um novo começo (algo que tanto almejamos nos dias que correm…) — e/ou até ser recheado com várias carnes, como acontece com o folar transmontano. Experimentem fazer esta receita do Chef Fábio Alves!

Folar salgado – Chef Fábio Alves

Ingredientes

  • 1kg de farinha
  • 12 ovos
  • 100g de manteiga
  • 150g de banha de porco
  • 30g de azeite
  • 30g de fermento de padeiro
  • Q.b de sal
  • 5ml de água ardente
  • 300g presunto
  • 200g de linguiça
  • 200g salpicão

Preparação: Colocar os ovos em água morna, derreter a manteiga e a banha e dissolver o fermento com um pouco de água morna, juntamente com a água ardente. Num recipiente, colocar a farinha, fazer uma cavidade e adicionar o fermento, a banha e a manteiga, envolver tudo e, por fim, adicionar os ovos. Polvilhar uma bancada com farinha e deitar para lá o preparado. Amassar e trabalhar de uma forma energética a massa, polvilhando com farinha se necessário. Quando a massa já não se agarrar à bancada nem às mãos, está pronta. Colocar o forno a 50º e colocar lá a massa a levedar, tapada com um pano, por aproximadamente uma hora e 30 minutos (o ideal do ponto de levedura é a massa crescer o dobro da forma inicial). De seguida, dividir a massa em duas partes iguais, esticar com a mão, juntar os enchidos cortados em cubos, enrolar a massa, colocar no tabuleiro e levar ao forno a levedar mais 30 minutos. Pincelar com ovo e levar ao forno a 180º durante aproximadamente uma hora.

Um filme calha sempre bem!

Têm razão! Ver um filme não é propriamente uma atividade DIY… mas que é sempre divertido, lá isso é! Para além disso, podem sempre ver o ato de cozinhar as pipocas como a parte DIY desta sugestão! Querem alguns exemplos de filmes que agradam a toda a família? Mr. Bean em férias, Emoji: o Filme ou Jumanji: Bem-vindos à Selva!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER