Saúde & Bem-estarBlog

Pão “à la confinamento”

Pão “à la confinamento-portugal-mileniostadium
DR.

Foi uma das “trends” de 2020 – de repente, toda a gente decidiu brincar aos padeiros e começar a fazer pão em casa. Afinal, quem tira o pão a um português… tira-lhe tudo! Bem, mas com a pandemia a não dar sinais de querer abrandar – pelo contrário – o sítio mais seguro onde podemos estar é realmente a nossa casa. Estamos a ser empurrados para um novo período de confinamento e, como tal, achei por bem partilhar convosco receitas saudáveis e muito saborosas de pão “à la confinamento”! São opções que podem ser consumidas mesmo por quem está de dieta e que são perfeitas para o pequeno-almoço, lanche ou para um snack!

Pão de forma caseiro

Este pão de forma, cuja receita foi partilhada pela nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, prepara-se em apenas cinco minutos. É isento de glúten e possui baixo teor de hidratos de carbono. 

E como é que se faz? Bem, comecem por pré-aquecer o forno a 200 graus. Depois, num processador, misturem 150 gramas de farinha de amêndoa, duas colheres de chá de fermento, quatro ovos, uma colher de chá rasa de sal, 127,5 gramas de puré de maçã, 55 gramas de óleo de coco e três colheres de sopa de psyllium (vai ajudar a dar elasticidade à massa, sendo indispensável nesta receita e noutras que não contenham glúten). Agora só têm que colocar o preparado numa forma forrada com papel vegetal e levá-la ao forno durante cerca de 30 minutos.

Brioche com pepitas de cacau

Esta é uma deliciosa sugestão da Isabel Lopes, autora do blogue Healthy Snack Time.  E ainda por cima é muito simples: só precisam de quatro ovos, 128 gramas de farinha de trigo integral, 120 gramas de amido de milho, duas colheres de sopa açúcar mascavado, 64 gramas de bebida vegetal ou leite, pepitas de cacau q.b., uma colher de sobremesa bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre de sidra. Liguem o forno a 200 graus, batam os ovos com o açúcar e de seguida adicionem o leite ou bebida vegetal. Depois só têm que acrescentar a farinha e o amido de milho, envolver muito bem, adicionar o bicarbonato e o vinagre e voltar a envolver até conseguir uma massa homogénea. Finalmente coloquem a massa numa forma de bolo inglês de silicone, misturem as pepitas de chocolate passadas por farinha e levem ao forno durante cerca de 30 minutos.

Pão de alho e coentros

Finalmente, um delicioso pão de alho que nos faz lembrar aqueles que comemos nas pizzarias. Querem experimentar? Então tomem nota dos ingredientes: três dentes de alho grandes, um molho de coentros picados, quatro colheres de sopa de azeite, três chávenas de farinha de espelta, uma chávena e meia de água, duas colheres de chá de fermento em pó, uma colher rasa de chá de sal, uma colher de sopa de vinagre de sidra, uma colher de sopa de psyllium e sementes de sésamo a gosto. A preparação é muito simples: coloquem o azeite numa taça, juntem os dentes de alho bem picados ou mesmo esmagados e reservem.

Numa outra taça misturem bem a farinha com o fermento, o sal, o psyllium e a água. Juntem o vinagre e voltem a mexer bem. Feito isto, só vos falta adicionar a mistura de azeite e alho e os coentros picados. Vertam a massa para uma forma, coloquem as sementes de sésamo por cima e levem a cozer ao forno – que deve ser pré-aquecido a 180 graus -, durante 40 minutos. 

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER