Saúde & Bem-estar

O superalimento Clorela

Encontrada em águas doces, a clorela foi descoberta pelos japoneses e é uma alga microscópica altamente enriquecida por clorofila. Para além disso, possui um elevado valor nutritivo, sendo rica em proteína vegetal, fibras, vitaminas do complexo B e carotenoides entre os quais luteína e ß-caroteno. Possui ainda uma variedade importante de minerais como o ferro, vitamina C e B12 e de ácidos gordos ómega-3.   

Os benefícios do seu consumo são, como podem imaginar, imensos. Vamos a alguns exemplos!

Fortalecimento da imunidade

A clorela tem a capacidade de atuar contra os radicais livres que existem no nosso organismo, impedindo que ocorram modificações no ADN das nossas células. Com propriedades imunoestimulantes, antivirais, antifúngicas e anticancerígenas, este superalimento contribuiu positivamente para os processos de cicatrização e prevenção de doenças.

Grande aliada no ganho de massa muscular

Isto porque, como foi dito anteriormente, é extremamente rica em proteína. Se querem desenvolver os vossos músculos já sabem: incluam esta alga na vossa alimentação em conjunto, é claro, com vegetais, leguminosas e grãos integrais.

Níveis elevados de clorofila

E por falar em vegetais: já sabemos que a clorofila é responsável pela pigmentação esverdeada dos mesmos. Acontece que poucos sabem, no entanto, em que é que isso pode contribuir positivamente para a nossa saúde. Esta alga, sendo dos alimentos com maior concentração deste composto, é então capaz de fortalecer o sistema circulatório, contribuir para a absorção de ferro e oxigénio, reduzir o risco de anemia e eliminar as toxinas do dia a dia do nosso corpo. Para além disso, a clorofila possui uma ação cicatrizante e propriedades antibacterianas.

Excelente opção para quem segue um regime vegan ou vegetariano

Quem segue este tipo de alimentação pode ter alguma dificuldade em encontrar fontes de vitamina B12, já que este nutriente está maioritariamente presente em carnes, peixe, ovos e produtos lácteos. Assim, a suplementação torna-se essencial para que não sofram de deficiências vitamínicas e evitar a anemia perniciosa: é aqui que entra a clorela. 9 g por dia desta alga podem ajudar a suprimir a necessidade desta vitamina!

Cuidados a ter

Apesar de todos os benefícios mencionados, o consumo de clorela não é aconselhado a grávidas, lactantes, crianças menores de 12 anos e a pessoas que têm intolerância a fenilalanina.

Onde comprar

Hoje em dia já é bastante simples encontrar clorela: está disponível em lojas e mercados de produtos naturais e também em websites que vendem suplementos alimentares, sob a forma de cápsulas, comprimidos ou pó.

Experimentem esta receita de pesto de Clorela, que podem servir como acompanhamento em bruschettas, massas, risotos ou saladas! É delicioso!

Pesto de Clorela

O que precisam:

  • 2 chávenas de manjericão fresco
  • 1 colher de sopa de clorela
  • 1/2 cabeça de alho
  • 1/4 de chávena de azeite
  • 1/2 de chávena de queijo parmesão
  • 1/4 de chávena de pinhões, nozes ou castanhas
  • 1 colher de sopa de sumo de limão

Como fazer:

Apenas necessitam de colocar a clorela, o manjericão, o alho e o azeite num liquidificador e bater até obterem um puré. Torrem levemente os pinhões no azeite e, de seguida, adicionem-nos, juntamente com o queijo e o sumo de limão ao puré, batendo novamente até ficar homogéneo.

Bom proveito!

Inês Barbosa

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW