Saúde & Bem-estar

O incrível corpo feminino

O incrível corpo feminino-mundo-mileniostadium
Crédito: DR.

Seguindo a temática desta edição do jornal Milénio Stadium – o papel que a mulher ocupa na sociedade hoje em dia, por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher no próximo dia 8 deste mês -, resolvi resumir alguns factos sobre o corpo feminino que são, no mínimo, fascinantes.

Na realidade, são coisas que muitos homens provavelmente não sabem… e até mesmo algumas mulheres! Sempre ouvi dizer que as mulheres são seres muito complexos, seja mental ou fisicamente – e cada vez temos mais provas disso! Homens, não vos trago a “poção mágica” para conseguirem ler o que vai na mente das vossas mulheres… mas pelo menos já ficam com mais provas de que realmente somos – modéstia à parte – espetaculares! E não, não sou eu que o estou a dizer – são evidências científicas! Vejam alguns exemplos!

Conseguimos ver um maior espectro de cores

Bem, não é anormal ouvirmos dizer que  ulheres e homens veem o mundo de uma forma bem diferente… e tal facto talvez não esteja assim tão errado! Um estudo conduzido pelo professor de psicologia Israel Abramov concluiu que as mulheres possuem mais aptidão para distinguir entre gradações subtis do que os homens, sendo que esta disparidade era mais evidente dentro do espectro de cores. Graças a este estudo descobriu-se ainda que pessoas do sexo feminino tinham uma maior capacidade para distinguir pequenas diferenças nas tonalidades de cor que eram amarelas ou verdes.

Temos melhor olfato

Um estudo publicado na revista científica PLOS ONE concluiu que “os cérebros das mulheres têm até 50 por cento mais neurónios olfativos”. Para além de acreditarem que este é provavelmente um fator que contribui para uma maior capacidade olfativa das mulheres em relação aos homens, também assumem que um melhor olfato ajuda a mãe e a criança a criarem laços logo após o nascimento” e que tal também “influencia a seleção de potenciais companheiros por parte das mulheres”, segundo a Medical News Today.

O nosso cérebro permite-nos recordar detalhes

O hipocampo e o córtex pré-frontal (CPF) das mulheres são responsáveis por algumas das diferenças entre a forma como homens e mulheres pensam.

Segundo Kimberly Langdon, obstetra, ginecologista e conselheira médica da Medzino Health “o CPF controla o comportamento social, o pensamento de causa e efeito, e o julgamento. (…) [Desenvolve-se numa idade mais jovem nas raparigas, e é por isso que correm menos riscos do que os rapazes da mesma idade”. Para além disso, “as mulheres incluem mais pormenores nas suas decisões ou nas conversas, e é por isso que os homens pensam que falam mais ou demoram mais tempo a expressar-se”, diz a profissional.

Sistema imunitário mais forte

E aqui temos um exemplo bem recente: durante toda a pandemia provocada pela Covid-19, vimos que o número de homens infetados é, regra geral, superior ao das mulheres. É verdade que tal facto pode resultar de um grande número de fatores, mas está provado cientificamente que as mulheres são mais fortes na luta contra as infecções do que os homens, seja em que idade for. E perguntam vocês porquê: segundo Felice Gersh, diretor e fundador do Integrative Medical Group, a resposta está no estrogénio, em idades mais jovens, e no cromossoma X extra. “Alguns deles permanecem ativos durante toda a vida da mulher, e dotam-na de um sistema imunitário mais poderoso”, diz Gersh.

Sentimos dor de uma forma mais aguda

Lá se vai a teoria do sexo forte, não é? As mulheres “sentem pior dor e desconforto nas suas articulações, especificamente” para além de terem maior probabilidade de sofrer de artrite. “Todos sabemos que as mulheres têm um limiar incrível para a dor, como se viu no parto e outras proezas espectaculares, mas este pequeno facto não se destina a minimizar as suas capacidades, mas sim a mostrar como sentem mais dor e dores”, diz o especialista neuromusculoesquelético Lawrence Barnard.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER