Saúde & Bem-estar

Macacos me mordam! – Os (imensos) benefícios da banana

Adorada por muitos e odiada por outros tantos. Nem Deus que é Deus agradou a todos, verdade?

Há quem não goste do sabor, da textura, que evita o seu consumo por ter medo de engordar e outros, por outro lado, veem nesta fruta uma ótima fonte de energia, um excelente lanche e um grande aliado da dieta. Enfim, as razões e opiniões acerca da banana são infindáveis.

Assim, é importante desmistificar tudo isto, não acham?

Baixo número de calorias

Uma banana pequena tem cerca de 54 calorias, uma média tem 82 e uma grande pode chegar às 110.

Redutor de apetite

Pelo seu elevado teor de fibra, a banana mantém-se durante mais tempo no estômago, o que resulta numa maior sensação de saciedade. Para além disso, a leptina, também presente, aumenta a concentração de insulina e o gasto energético. Pelas altas doses de magnésio, pode existir uma aceleração do ritmo cardíaco, outra razão pela qual esta fruta é apontada como uma boa opção para quem quer emagrecer.

No caso de estarem a fazer dieta, esta é uma boa opção para quando a vontade de algo doce surge.

Um piscar de olho aos atletas

A banana possui uma alta concentração de carboidratos, que nos dão energia. Esta fruta é, portanto, ideal para consumir após um treino. Muito rica em potássio, ajuda também a evitar cãibras.

Adeus ao mau humor!

Esta fruta contém L-triptofano, um aminoácido essencial e que o nosso corpo não é capaz de produzir, responsável pelo aumento dos níveis de serotonina (conhecida como a molécula da felicidade) no cérebro. Não é por acaso que a banana é tão frequentemente sugerida a pessoas que sofrem de depressão.

Coração de ferro

Mais uma vez o potássio: este mineral também traz benefícios para a saúde do nosso coração: ajuda a manter a estabilidade dos batimentos cardíacos e também auxilia no controlo da pressão arterial.

Melhor amiga dos fumadores (que o querem deixar de ser)

Podem encontrar nesta fruta a vossa melhor amiga caso estejam a tentar deixar de fumar: por conter vitaminas B6 e B12, a banana ajuda a estabilizar o corpo de forma a que ele se adapte à redução e consequente falta de nicotina, minimizando, assim, os sintomas da abstinência.

No fundo, faz bem a tudo…

O manganês é um nutriente de extrema importância na proteção do nosso sistema nervoso e ossos. Já a vitamina C, também presente na banana, aumenta a produção de colágeno e dá mais elasticidade à pele. Esta fruta é também uma forte aliada no combate a diversos tipos de demência, envelhecimento precoce, AVCs, osteoporose e doenças de pele.

Não é por acaso que este é “el unico fruto del amor”…

Agora ficaram com a música na cabeça, certo? Também eu.


Autor(a): Inês Barbosa
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close