Saúde & Bem-estarBlog

Diabetes

Diabetes-mundo-mileniostadium

No dia 14 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes – uma doença  crónica associada à hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue). Tal acontece porque o pâncreas não produz insulina suficiente para fazer face às necessidades do organismo e/ou porque existe uma resistência à ação da mesma.

A diabetes tipo 1, menos comum, geralmente surge em idade mais jovem, sendo uma doença autoimune que tem por base uma predisposição genética e cujo tratamento requer sempre a administração de insulina.

Já a diabetes tipo 2 é mais comum (correspondendo a cerca de 80% dos casos) e surge geralmente em adultos com 50 anos ou mais. A sua origem, apesar de ter também uma predisposição genética, é multifatorial estando intimamente relacionada com o estilo de vida e síndrome metabólica (existência de hipertensão, dislipidemia, alteração da glicemia em jejum, excesso de peso e obesidade) – assim, para além dos fármacos prescritos pelo médico, a adoção de estilos de vida saudáveis é sem dúvida um pilar fundamental de terapêutica.

Tendo isto em conta, queria “falar-vos” de três apps muito úteis e que ajudam no controlo desta doença que afeta mais de 420 milhões de pessoas em todo o mundo.

diabetes-mundo-mileniostadiumBlueLoop

Esta app foi desenvolvida a pensar especialmente nas crianças e nos adultos que convivem com as mesmas todos os dias. Existe a possibilidade de inserir diferentes dados relacionados com a alimentação, a insulina e o nível de açúcar no sangue. Mas há mais: os pais podem também receber atualizações enquanto a criança está fora de casa! Não é excelente? Podem encontrar esta app, que é gratuita, na App Store e no Google Play.

MySugr

A MySugr é extremamente simples de usar e muito intuitiva! Com possibilidade de personalização – consoante tenha diabetes tipo 1 ou tipo 2 -, de registo dos níveis de glicemia, da medicação e das refeições e de envio dos dados ao vosso médico, ao utilizarem esta aplicação vão imediatamente perceber o porquê de ela ter sido distinguida com o prémio alemão “Focus Diabetes” como a melhor aplicação para diabéticos! Podem encontrá-la na App Store e no Google Play.

BG Monitor Diabetes

O nome não engana: esta aplicação tem como objetivo ajudar a monitorizar a diabetes. Depois de introduzirem os dados solicitados, a BG Monitor Diabetes vai fazer coisas tão espetaculares quanto, por exemplo, calcular a quantidade de insulina que precisam e criar lembretes, gráficos e tabelas acerca do vosso historial. A má notícia é que esta app só está disponível para Android.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER