Saúde & Bem-estar

Depois das festas, ficam as sobras!

As épocas festivas são sinónimo (entre outras coisas, é claro) de uma mesa bem recheada. Mas, salvo raras exceções, acaba sempre por sobrar qualquer coisa. Sabiam que quase metade da comida produzida no mundo é deitada ao lixo e boa parte desse desperdício acontece em nossas casas? Segundo alguns relatórios divulgados, se continuarmos a produzir e a viver com o padrão de consumo atual, no futuro não existirão alimentos para satisfazer as necessidades de todos. Assustador, no mínimo. Assim, existem pequenos gestos que podemos e devemos adotar para evitar o desperdício que, principalmente nesta altura, tende a acontecer. Deixo-vos algumas ideias de receitas que podem pôr em prática com as sobras que tiverem aí por casa, não só nesta altura como em outras ocasiões!

Bolinhas de casca de batata

As cascas das batatas são uma ótima fonte de vitaminas, fibras e minerais. Porque não aproveitá-las para fazer esta entrada? Só necessitam de duas chávenas de casca de batata cozida e passada, duas chávenas de farinha de trigo, dois ovos, duas colheres de sopa de salsa picada e uma colher de sobremesa de fermento em pó.

Comecem por lavar muito bem as cascas da batata. Cozam-nas e passem-nas num liquidificador. Coloquem a massa numa tigela, adicionem os ovos, a farinha e o fermento. Misture bem e, depois, levem ao forno pequenas “bolinhas”, num tabuleiro anti-aderente.

Açorda de bacalhau com salteado de couve

Para fazer esta açorda piquem uma cebola, três dentes de alho e dois tomates, adicionem um pouco de água e levem a refogar. Adicionem mais água e temperem com pimenta, cominhos e louro. Juntem 300g de bacalhau desfiado e deixem apurar. Cortar 500g de pão às fatias e adicioná-lo ao preparado, mexendo até que fique bem envolvido. Finalmente, cortem 300g de couve penca em forma de caldo verde e levem a saltear, com um fio de azeite. Sirvam a açorda juntamente com esse salteado. Bom apetite!

Bolo de casca de abóbora com chocolate

Já estavam a estranhar não aparecer um docinho, não? Aqui a ideia é aproveitar as cascas da abóbora que se utiliza, por exemplo, na confeção dos deliciosos sonhos de Natal! Para a massa precisarão de uma chávena e meia de farinha de trigo, uma chávena de açúcar, três a quatro chávenas de farinha maizena, três ovos, duas chávenas de casca de abóbora picada, uma colher de sopa de fermento em pó e de uma colher de sobremesa de azeite. Batam, num liquidificador, as cascas, os ovos e o azeite. À parte, peneirem a farinha, a farinha maizena, o açúcar e o fermento. Misturem tudo muito bem e adicionem o preparado ao liquidificador, misturando tudo. Coloquem a massa num tabuleiro anti-aderente e levem ao forno a 180º. Para a cobertura misturem quatro colheres de sopa de leite magro, a mesma quantidade de chocolate em pó e duas colheres de sopa de açúcar. Cozam até ferver e depois espalhem por cima do bolo!

Inês Barbosa

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close