Saúde & Bem-estarBlog

Canela – muito mais que tempero

Canela Muito mais que tempero-mundo-mileniostadium

Para além de nos deixar com água na boca pela associação quase imediata aos doces de Natal, a canela é uma especiaria deliciosa, com inúmeros benefícios e que pode ter diferentes usos! Vejam alguns exemplos!

Melhoria da concentração

O simples cheiro de canela estimula a função cognitiva e a memória.

Conservação de alimentos

Se adicionarmos canela aos nossos cozinhados vamos obter uma ajuda extra na prevenção da deterioração dos alimentos, já que esta retarda o crescimento bacteriano.

Repelente de traças e formigas

Se por acaso querem afastar traças indesejadas que andam aí por casa só necessitam de partir alguns paus de canela e misturá-los com meia chávena de cravos e meia chávena de pimenta preta. Distribuam esta mistura por três saquinhos e coloquem-nos nos armários!  Em relação às formigas só precisam de colocar canela em pó pelo caminho que elas costumam percorrer.  Vão ver que resulta!

Redução da dor causada pela artrite

Um estudo publicado na revista Bioorganic e Medicinal Chemistry deu conta que o consumo de canela tem a capacidade de prevenir a quebra dos ossos e reduzir os danos ósseos.

Adeus ao mau hálito

A canela é também um ótimo aliado no combate ao mau hálito: só precisam de mastigar pequenos pedaços de casca de canela ou então gargarejar água previamente fervida com cinco paus de canela!

Atenuar sintomas da gripe

Este condimento é muito usado em alguns locais da Ásia Oriental e da Europa em conjunto com o gengibre, como forma de aliviar os sintomas da constipação e da gripe. Para além disso, podem ainda experimentar chá de canela ou o chá de canela e gengibre, que aquece o corpo e ajuda a expulsar o agente infecioso pelos poros.

Estimular o crescimento do cabelo

Se sentem que o vosso cabelo não cresce vão com certeza querer experimentar esta máscara capilar: misturem meia chávena de azeite quente com duas colheres de sopa de canela e mel. Por fim acrescentem um ovo e apliquem esta máscara no couro cabeludo. 15 minutos depois lavem bem com champô! Tenham, no entanto, cuidado se tiverem um couro cabeludo sensível.

Combate da diabetes

Está provado que o consumo de canela baixa os níveis de glicose, colesterol e lípidos em pessoas com diabetes tipo 2. Para além disso, a canela ainda dá uma ajuda na regulação da tensão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, diminuindo a necessidade de insulina.

Casa perfumada

Experimentem ferver vinagre de maçã juntamente com alguns cravos e um pau de canela. Vão ficar com um cheirinho delicioso por toda a casa!

Lábios volumosos

Há quem recorra a procedimentos cirúrgicos para conseguir ter lábios volumosos – mas sabiam que em casa conseguem um resultado semelhante? Misturem uma colher de chá de canela em pó com vaselina (ou outro produto labial, como por exemplo a manteiga de cacau) e apliquem diretamente nos lábios. Depois de deixarem atuar por alguns minutos, retirem a mistura com água. Vão sentir um leve formigueiro!

Controlo ou perda de peso

Por ser uma especiaria termogénica, a canela acelera o processo metabólico. Isto quer dizer que esta especiaria pode reduzir a fome e o desejo de doces, auxiliando assim na manutenção ou perda de peso.

Inês Barbosa/MS

Leia também:

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW