Saúde & Bem-estar

Caça ao açúcar

A busca por hábitos alimentares mais saudáveis é uma realidade nos dias de hoje. Bem, pelos menos para alguns. Mas essa “fatia” da população que procura ter uma alimentação mais equilibrada começa também a aperceber-se da importância da boa leitura que fazemos do rótulos dos alimentos que consumimos. Sim, é verdade – não basta dizer “light” para ser saudável! Aliás, muitas vezes até pelo contrário… 

Será que temos noção da quantidade de açúcar que ingerimos diariamente? Sabemos, de facto, o que estamos a comer? É que para além do açúcar que adicionamos, por exemplo, ao nosso café ou chá podemos também estar a consumi-lo sem nos apercebemos… e em doses inimagináveis. Principalmente em produtos industrializados.

O projeto “sinAzucar” (sem açúcar, em português), da autoria do fotógrafo madrileno Antonio Rodríguez Estrada, mais conhecido como ARE, pretende alertar precisamente para esse facto. Antonio é também ele adepto de um estilo de vida saudável e, por isso mesmo, pretende que esta “mensagem” chegue ao maior número pessoas através das redes sociais.

Em entrevista ao El País o fotógrafo afirmou que “a indústria alimentar apresenta os seus produtos de forma brilhante para seduzir o consumidor. (…) Se quisermos lutar contra este marketing, devemos estar ao mesmo nível que eles e usar as suas próprias armas para criar imagens atraentes que comuniquem de forma eficaz”.

Assim, no website desta iniciativa podemos observar fotos de diversos artigos consumidos, na sua maioria, por todo o mundo, junto da quantidade de açúcar que possuem – neste caso em forma de cubos. Acreditem, em alguns casos é mesmo assustador.

Querem ver alguns exemplos?

Um “inofensivo” pote de gelatina contém, em 100g, 13,5g de açúcar – o equivalente a 3,37 cubos.

Um refrescante gelado de sabor a brownie da marca Ben & Jerry’s de 110g contém 30g de açúcar, equivalentes a 7,5 cubos.

Sim, até nos produtos para bebés! E acreditem… é muito comum. Neste exemplo percebemos que este iogurte contém 9g de açúcar. Mais de dois cubos!

75,7% de uma embalagem de Nesquik é açúcar. Incrível…

Sabiam que uma garrafa de Coca-Cola com 500ml contém 53g de açúcar?

Homeopatia ou fraude?
O produto analisado, o medicamento Oscillococcinum, tradicionalmente usado no alívio dos estados gripais e sintomas decorrentes, é composto única e exclusivamente por sacarose (85%) e lactose (15%).

Esta tão conhecida bebida energética contém, em 473 ml, 52g de açúcar, que equivalem a 13 cubos. Não admira que nos dê asas…

Podem ficar a saber mais sobre este projeto em https://www.sinazucar.org.

Inês Barbosa

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

RESERVE O SEU BILHETE

Close
Close