Saúde & Bem-estarBlog

Breast friends

Ainda na temática da prevenção do cancro da mama – sendo que outubro é omês dedicado à consciencialização acercadeste tema -, achei que seria interessante apresentar-vos alguns perfis de Instagram que se dedicam a abordar todo o “universo” do cancro da mama: informam, educam, ajudam na prevenção e ainda apoiam e inspiram em casos de diagnóstico positivo.

Sigam estas contas e partilhem com a vossa família e amigos!

Breast friends-mundo-mileniostadium
@paige_previvor

@paige_previvor

Paige Moore criou esta conta de Instagram para partilhar a sua história, após ter lhe terem sido diagnosticadas mutações no gene BRCA 1- cuja função é impedir o surgimento de tumores, reparando moléculas de ADN “danificadas” – e ter realizado uma mastectomia preventiva com apenas 24 anos de idade. Paige é também co-fundadora da The Breasties, uma comunidade dirigida a pessoas afetadas pelo cancro da mama e do sistema reprodutor.

São inúmeros os conteúdos inspiradores e informativos que podem encontrar nesta página! Espreitem!


Breast friends-mundo-mileniostadium
@nalieagustin

@nalieagustin

“Thriving against all odds” é o lema de Nalie, e podemos encontrá-lo na “bio” da sua página de Instagram. Nalie Agustín é uma mulher de armas, uma lutadora e, acima de tudo, um modelo para muitas pessoas.

Diagnosticada com cancro da mama com 24 anos, esta guerreira natural de Montreal completou um ano de tratamento (que incluiu quimioterapia, mastectomia, radioterapia e reconstrução mamária) e em 2014 estava livre da doença. Infelizmente, em janeiro de 2017, ela voltou – desta vez, foi-lhe diagnosticado carcinoma da mama com  metásteses pulmonares (estádio 4).

Apesar de, em outubro de 2019, ter anunciado que o cancro estava em regressão, em maio deste ano as más notícias voltaram: 11 lesões no cérebro. As cinco sessões de radioterapia reduziram-nas significativamente, mas em setembro Agustín iniciou um novo tratamento de quimioterapia, já que os nódulos nos pulmões progrediram. Uma jornada com altos e baixos extremamente inspiradora, que nos ensina a nunca desistir.


Breast friends-mundo-mileniostadium
@iheartericka

@iheartericka

Ericka Hart, queer femme, é modelo, escritoria, educadora e ativista na área da sexualidade,  dedicando-se ao combate à opressão e injustiça racial e de género.

A sua conta de Instagram está recheada de conteúdos educativos, assim como o seu testemunho enquanto paciente com cancro de mama, denunciando diferentes atos racistas de que foi alvo.

Na sua plataforma com mais de 400 mil seguidores, Ericka usa a sua experiência e o seu corpo marcado por uma mastectomia para denunciar a toxicidade das normas sociais e trazer para a discussão assuntos que, por alguma razão, ainda são “tabu”.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER