Saúde & Bem-estarBlog

A regra dos 20-20-20

A regra dos 20-20-20-uk-mileniostadium
Créditos: PGC

A pandemia da Covid-19 voltou a fechar-nos dentro das nossas casas e embora esta seja uma regra que devemos seguir à risca, existem algumas consequências menos boas relacionadas com o facto de passarmos mais tempo em casa: entre outras coisas, começámos a passar mais tempo em frente a ecrãs, sobretudo durante o horário de trabalho.

A Fight For Sight, do Reino Unido, é uma instituição de caridade britânica que financia pesquisas sobre prevenção e tratamento de doenças oculares e recentemente financiou um estudo onde foram entrevistados dois mil adultos e chegou a conclusões alarmantes – entre elas, que cerca de metade dos entrevistados assumiu que tem vindo a usar mais ecrãs desde que a pandemia teve início e um terço (38%) das pessoas acredita que sua visão piorou. Para além disso, 33% relataram que o tempo passado em frente a dispositivos como o computador, telemóvel ou tablet, por exemplo, aumentou para mais de duas horas e uma em cada cinco pessoas tinha menos probabilidade de fazer um teste de visão agora do que antes da pandemia, por medo de contrair ou espalhar o vírus. Grande parte dos entrevistados relatou dificuldade de leitura, dores de cabeça, enxaquecas e alterações na visão noturna.

Numa altura em que o teletrabalho se tornou obrigatório (nos casos que é de facto possível adotá-lo), e ainda que – para já -, não tenham sido realizados estudo específicos que comprovem que aumento do tempo em frente a ecrãs contribua para a deterioração da visão, esta pesquisa, levada a cabo pela YouGov, teve como objetivo enfatizar a importância de não só fazermos pausas frequentes como vigiarmos a nossa saúde ocular, realizando exames oftalmológicos regulares. Sherine Krause, chefe executiva da Fight for Sight, alertou que “mais da metade de todos os casos de perda de visão são evitáveis por meio de métodos de deteção e prevenção precoces. Testes oculares regulares muitas vezes podem detetar doenças sem sintomas que ameaçam a visão.”

Assim, esta instituição recomenda que todos nós aprendamos a regra “20-20-20”. Querem saber em que consiste? É muito simples! O que têm que fazer é olhar para algo que esteja a 20 metros de distância durante 20 segundos, após terem estado a olhar para um ecrã durante 20 minutos, sem interrupções – isto vai  diminuir o cansaço visual e proteger a nossa visão.

Segundo o consultor clínico Paramdeep Bilkhu, “é improvável que isso (o aumento de tempo em frente a ecrãs) cause danos permanentes à sua visão. No entanto, é muito importante que se você sentir que sua visão se deteriorou ou se tiver algum problema nos olhos, como ficarem vermelhos ou se sentir dor, entre em contato com seu optometrista”.

Olhem pela saúde dos vossos olhos!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER