Vida & Vidas

Pistacho. Nasceu um cão verde em Itália e há uma explicação

Pistacho. Nasceu um cão verde em Itália e há uma explicação

A imagem de um cão recém-nascido com o pelo verde está a correr o mundo, criando dúvidas sobre a veracidade da fotografia.

Dúvida desfeita: a foto é mesmo real e o pelo de cor inusitada também. O criador de ovelhas italiano Cristian Mallocci ficou chocado quando, no início do mês, a sua cadela, Spelacchia, deu à luz uma ninhada de cinco filhos – quatro dos quais brancos como a mãe, um deles coberto de pelos verdes.

Enquanto o resto da ninhada, nascida a 9 de outubro, na ilha italiana da Sardenha, está para adoção, o pequeno Pistacho – a cor explica o nome do fruto seco – ficará com o pastor. “Vamos ficar com ele. Chegou num momento sombrio, mas vai trazer sorte”, disse à CNN.

A explicação estará no contacto entre cães de cor clara e a biliverdina, um pigmento verde encontrado na bílis, o mesmo que faz com que os hematomas fiquem verdes. A cor acaba por desaparecer com o tempo. Segundo Mallocci, o veterinário dos cães disse-lhe que, “durante o período de gestação, a biliverdina mistura-se com um líquido amniótico da placenta, manchando o filho mais fraco”.

Embora raro, este não é um fenómeno único. Em janeiro passado, no Estado norte-americano da Carolina do Norte, um pastor-alemão branco também teve um filho verde – viria a chamar-se Hulk, numa alusão ao super-herói com a mesma cor. E anos antes, o mesmo tinha acontecido em 2017, com um Golden Retriever.

JN

Redes Sociais - Comentários

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER