FYI

Vamping

O termo vamping é uma expressão inglesa que une duas palavras: vampire (vampiro) e texting (enviar mensagens). No fundo, aquilo a que esta designação se refere é ao ato de passar a noite acordado, conectado a tecnologias, sejam elas smartphones ou outras tecnologias.

Cada vez é mais comum, sobretudo os jovens, irem para a cama, mas levarem consigo aparelhos eletrónicos: consolas, tablets ou computadores… e acabarem mesmo a adormecer com eles ligados e junto a estes aparelhos. Este fenómeno foi batizado de vamping e, segundo os especialistas, pode prejudicar o cérebro e, ainda, fazer engordar.

Embora mais frequente juntos dos jovens, o vamping já se estendeu a pessoas de várias idades. Os psicólogos estão em alerta pois, afinal, esta é uma situação que compromete o descanso, o que significa que o cérebro não tem tempo para se revitalizar e eliminar toxinas.

Já todos sabemos que um sono de qualidade é fundamental para a aprendizagem, a memória, o foco, a criatividade e a capacidade para tomar decisões. O que talvez não saibamos ou imaginemos é quanto o vamping pode pôr em causa esta higiene do sono.

Dormir pouco e à volta de estímulos tecnológicos pode potenciar comportamentos de risco, falta de concentração, impulsividade, dificuldade em resolver problemas e, até, doenças do foro mental, como estados depressivos ou de ansiedade.

A questão pode parecer sem nexo, mas faz todo o sentido. Efetivamente, aquilo que alguns estudos têm concluído é que dormir mal pode mesmo fazer engordar, pelo que o vamping pode contribuir e muito para um ganho de peso indesejado.

A explicação está no facto de que não dormir o suficiente provoca uma reação química no organismo que resulta na perda de massa muscular. Simultaneamente, há também um maior armazenamento de gordura.

Existem pesquisas que defendem que dormir menos três a quatro horas por noite do que o recomendado, pode fazer com que, no dia seguinte, se ingiram mais 400 calorias do que o suposto, devido à desregulação das hormonas grelina e leptina.

Por outro lado, outras investigações concluíram que dormir mais uma hora por noite pode ajudar a perder até sete quilos de peso por ano.

Qual dieta, qual quê?

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

VOTE JÁ

Faça a sua nomeação

Close
Close