FYI

Progéria

Uma jovem de 15 anos tem uma condição rara que faz com que aparente ter 60, e por isso passou por uma cirurgia plástica ao rosto e apareceu irreconhecível. A adolescente, identificada como Xiao Feng, sofreu muito bullying na escola por causa da sua aparência e sentiu-se insegura e inferior aos outros durante toda a sua vida por causa da sua pele enrugada.

Ela apareceu em público pela primeira vez há duas semanas, depois de se submeter ao procedimento, que ocorreu no final do mês passado e durou sete horas e meia, segundo os médicos. Os cirurgiões do Hospital de Cirurgia Plástica de Shenyang Sunline, na China, alegaram que Xiao Feng tem progéria, uma condição genética rara que ocorre num em cada oito milhões de pessoas e que leva a pessoa a envelhecer prematuramente. A mãe de Xiao também sofre de progéria. No caso da jovem, a condição afetou apenas a sua pele, não os seus órgãos, disse um porta-voz do hospital.

A adolescente conseguiu arrecadar dinheiro através de doações online e contou ainda com a ajuda de Shi Lingzhi, diretor do Hospital de Cirurgia Plástica de Shenyang Sunline, que cobrou apenas 30% dos cerca de 65 mil euros do custo da operação.

A operação cirúrgica contou com a presença de 10 cirurgiões, três anestesistas e cinco enfermeiros, segundo o hospital.  Shi Lingzhi, chefe do hospital, disse que os cirurgiões removeram o excesso de pele, num total de sete centímetros de espessura. Os médicos também reconstruíram o nariz, as sobrancelhas e a boca da adolescente.

Com uma nova aparência, a jovem foi apresentada ao público pelo hospital numa conferência de imprensa em Shenyang, capital da província de Liaoning.

Infelizmente, a doença não tem cura e no futuro provavelmente a jovem terá de retirar novamente o excesso de pele do rosto. Questionada por esta possibilidade ingrata, ela disse que quer focar-se no seu momento atual de felicidade. “Um dia de cada vez”, afirma Xiao Feng.

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close