FYI

Previna-se. Saiba como desinfetar computadores e material fotográfico

Várias marcas de equipamentos informáticos usaram as recomendações do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA para explicar como se deve limpar o material eletrónico, para prevenir contaminação com a Covid-19.

A primeira regra é usar sempre luvas quando se limpam superfícies, de preferência descartáveis, e, se não for esse o caso, não devem ser utilizadas com nenhum outro propósito. Se a zona que se vai limpar estiver suja, deve-se proceder à remoção da sujidade com detergente antes de passar para a parte da desinfeção.

Praticamente todos os casos reportados de infeção por Covid-29 aconteceram devido à transmissão de partículas e não por tocar em superfícies contaminadas, mas toda a prevenção é necessária de momento. A Direção-Geral da Saúde explica que “o vírus permanece em superfícies durante um período temporal que pode ir de algumas horas a seis dias, e a limpeza e desinfeção frequente dos espaços diminui consideravelmente esse período”.

Num documento de orientações, a DGS informa que “as partes metálicas das superfícies ou as que não são compatíveis com a lixívia, devem ser desinfetadas com álcool a 70% ou outro produto compatível, para evitar a corrosão ou danificação”.

Tudo desligado antes de desinfetar

No caso dos computadores e impressoras, marcas como a HP explicam que o primeiro passo é desligar tudo da corrente, nada deve ser limpo ligado à eletricidade e no caso de haver equipamentos com baterias estas devem ser removidas antes da desinfeção. Todos os equipamentos externos como discos, pen’s, etc. devem também ser removidos.

Para a desinfeção deve ser usado um pano humedecido numa solução de álcool e água e não se deve utilizar papel higiénico ou toalhitas para o fazer.

O produto para desinfetar não deve nunca ser colocado diretamente nos equipamentos, sob pena de os danificar.

Se estiver a limpar o ecrã, faça-o de forma suave e sempre na mesma direção, de cima para baixo, e antes de voltar a ligar tudo verifique se tudo ficou completamente seco, só depois deve voltar a ligar computador, rato e teclado.

Leia mais no JN

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close