FYI

Os cães podem comer pão?

Muitos donos questionam-se: os cães podem comer pão? Isso acontece, especialmente, porque os caninos adoram esse paladar. Mas será que podem?

Bem, sabemos que, idealmente, a dieta dos caninos deve incluir alimentos variados que privilegie as proteínas de origem animal – mas sem esquecer, também, das fibras e cereais. A dieta do vosso patudo está a ser bem pensada?

Ainda que a resposta seja positiva, a verdade é que, de vez em quando, é normal que muitos donos ofereçam snacks “de humanos” aos seus amigos de estimação – cometendo, muitas vezes, um erro importante. Os pães não são alimentos proibidos para os cães. Mas, antes de mais, é preciso esclarecer que esta oferta deve ser ocasional e nunca parte da rotina alimentar do animal. Lembrem-se: tudo que é oferecido em exagero pode fazer mal.

Para o cão, comer um bocado de pão (de vez em quando) não é prejudicial ao seu organismo – afinal, os pães são feitos de cereais. O problema está em substituir uma refeição pelo consumo de pão – um pão com carne, por exemplo, não é indicado. O pão simples, branco e tradicional da padaria, ou o pão de forma vendido nos supermercados, não são alimentos que ofereçam benefícios nutricionais aos cães.

Ainda que a resposta mais fácil ao título deste texto seja dizer que “sim, é seguro que o seu cão coma pão”, a verdade é que cada animal é um ser individual e tem, portanto, as suas características e necessidades particulares. Isso quer dizer que, ao oferecermos qualquer alimento que não seja a ração, devemos sempre procurar a opinião do médico veterinário. É, sim, importante questionarmo-nos sobre aquilo que o nosso patudo pode ou não comer, garantindo a sua segurança.

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

VOTE JÁ

Faça a sua nomeação

Close
Close