FYI

Facebook paga por opiniões

Este é um título que surpreende todos os que conhecem bem a empresa de Mark Zuckerberg. A rede social ganhou má fama com os constantes escândalos relacionados com a recolha e a partilha ilegal de dados pessoais dos seus utilizadores.

A plataforma parece estar a abrir o jogo sobre o que pretende com esta nova aplicação, pelo menos na sua versão oficial. Primeiro quer que sejam os utilizadores a fornecer os dados de forma voluntária e não involuntariamente, como a empresa sempre fez até aqui. Mas a verdade é que com esta app, o Facebook paga por opiniões. Segundo, quer que esses dados sejam postos ao serviço dos seus utilizadores, garantindo que não vão ser vendidos a terceiros e que vão servir exclusivamente para melhorar as aplicações, produtos e tecnologia de inteligência artificial do Facebook.

A proposta é simples. O utilizador faz o download da Viewpoints (o local onde o Facebook paga por opiniões) e depois escolhe participar ou não nos chamados “programas” que a aplicação lhe vai lançando como desafio. Esse programa pode ser um questionário sobre os seus hábitos de consumo de produtos ou aplicações, ou pode ser também uma tarefa específica que o utilizador terá de cumprir, como por exemplo gravar a sua voz a pronunciar palavras ou atribuir tags a imagens. A empresa afirma que podem ainda ser pedidas informações adicionais aos utilizadores para os qualificar para a participação voluntária em programas mais específicos ou individualizados. Esses dados podem incluir informações consideradas privadas como o nome, email, país de residência, data de nascimento ou sexo.

Em troca da participação voluntária nos programas da Viewpoints, os seus utilizadores recebem pontos. O objectivo é atingir uma determinada quantidade, para depois os ver transformados em compensação financeira que é paga através da conta dos utilizadores no PayPal. A renumeração pode atingir os 600 dólares por ano.

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close