FYI

Conduzir à esquerda ou à direita

Alguma vez pararam para pensar porque conduzimos à direita, no Canadá e em Portugal, ao contrário de outros países, como o Reino Unido, onde se conduz pela esquerda?

Diz a história que circular pela esquerda é um hábito que remonta às longínquas épocas do tempo dos faraós, no Egipto, ou até mesmo da Grécia Antiga. Até ao final do século XVIII, as pessoas viajavam do lado esquerdo da estrada – tal como acontece ainda hoje no Reino Unido – já que era a opção sensata em épocas medievais. Isto porque a maior parte dos cavaleiros medievais eram destros, e quando lutavam empunhavam a espada com a mão direita, como tal, era preferível estar do lado esquerdo da rua.

Foi na era revolucionária, em França, que esta prática foi anulada. A mudança alastrou-se à Europa continental por ordem de Napoleão, simplesmente porque o imperador era canhoto. A partir dessa altura, Napoleão ordenou que os exércitos circulassem do lado direito das estradas.

Um bocado egoísta da parte dele, mas acho que lhe estou grata! Claro que é tudo uma questão de habito, mas faz-me confusão conduzir do outro lado da estrada. E a vocês?

Kika

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close