FYI

Barco 3D

No dia 10 de outubro, a Universidade do Maine, EUA, incluiu três recordes mundiais no Guinness Book, de uma única vez: o maior protótipo de impressora 3D e o maior barco impresso em 3D, que também é o maior objeto impresso em 3D da história.

O barco, que recebeu o nome de 3Dirigo, começou a ser impresso na tarde do dia 19 de setembro e só foi finalizado na manhã do dia 22 de setembro. 3Dirigo tem sete metros de comprimento, pesa 2,2 toneladas e a sua fabricação custou cerca de 40 mil dólares americanos.

Foi testado no Laboratório de Engenharia Oceânica Alfond W², que possui uma espécie de “piscina gigante”, dotada com máquinas que simulam ventos em mar aberto e ondas multidirecionais, no evento de certificação do Guinness, na quinta-feira passada (10).

O representante do governo americano, Jared Golden, disse que as pesquisas premiadas do Centro de Compósitos da Universidade do Maine têm potencial para inovar na forma como se produz todo tipo de material, incluindo a fibra de madeira criada no estado, além de proteger e criar empregos com altos salários.

A impressora 3D da universidade integra uma série de pesquisas para o desenvolvimento de matérias-primas biodegradáveis e de baixo custo, que oferecem vantagens competitivas para as indústrias do estado do Maine, as quais poderão empregar a tecnologia em diversas finalidades. Há também uma parceria com o Exército dos EUA, que ajudará a desenvolver sistemas de abrigos para soldados.

Num comunicado à imprensa, a Unidade do Maine afirmou ainda que a sua impressora 3D tem capacidade para imprimir objetos ainda maiores que o barco 3Dirigo. Os seus limites de impressão são peças de 30 metros de comprimento, 6,5 metros de largura e três metros de altura, com um volume de 226,8 quilos de material impresso por hora.

Alinhavam num passeio num barco 3D?

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close