FYI

AVC após um estalo no pescoço

Um homem de 28 anos, de Oklahoma (USA), teve um AVC (acidente vascular cerebral) depois de estalar o pescoço. Josh Hader estava a sentir algum desconforto na região cervical há algumas semanas e pensou que dar uns estalos, assim “de leve”, poderia ajudar. Segundo declarações dadas ao jornal Whashington Post, ele acredita que, inadvertidamente, colocou um pouco de força a mais nas mãos e ouviu um estalo diferente no momento da manobra.

Foi então que começou a sentir que o seu lado esquerdo estava dormente e nem sequer conseguia andar em condições. Menos de uma hora depois, Josh dava entrada nas emergências do hospital com um Acidente Vascular Cerebral Grave, segundo a classificação dos médicos, que poderia tê-lo levado à morte, caso não fosse socorrido a tempo.

Estalo perigoso

O que aconteceu, afinal? A manobra brusca do estalo provocou rutura numa das principais artérias do pescoço de Hader, condição conhecida como dissecção de artéria cervical. De acordo com a Cleveland Clinic, este tipo de lesão tende a aumentar o risco de acidente vascular cerebral. O derrame pode ocorrer se, no rompimento da artéria, um coágulo de sangue se formar no local da rutura bloqueando o fluxo sanguíneo para o cérebro.

É melhor evitar

Embora sofrer um AVC após estalar o pescoço na tentativa de “relaxar” seja algo raro, pode acontecer. Em março deste ano, uma mulher no Reino Unido passou por uma situação muito parecida e também ficou parcialmente paralisada. Segundo o especialista Dr. Robert Glatter, médico que atua na emergência do Lenox Hill Hospital de Nova Iorque, não existe uma forma 100% segura de estalar o pescoço: “é melhor simplesmente evitar fazê-lo para prevenir potenciais complicações”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER