FYI

Arte na areia

Andoni Bastarrika é um artista espanhol que encanta os seus conterrâneos do País Basco com esculturas feitas de areia e outros materiais, há cerca de uma década. Recentemente, uma das suas obras, a de um touro deitado, tornou-se viral no Reddit, dando rápida e intensa projeção ao trabalho ultrarrealista do escultor autodidata.

Na arte contemporânea, artistas servem-se de vários materiais para se expressar. Para Bastarrika, o material por excelência é a areia. Plástica, porém instável, a areia é utilizada em competições para construções do tipo castelos. No entanto, pelas mãos deste artista surgem animais que qualquer um tomaria como reais se os visse à distância.

Ao contemplar os trabalhos de Bastarrika no Facebook e no Instagram, pessoas não param de comentar sobre o realismo das esculturas, desde a definição muscular até à subtileza dos pelos e o brilho dos olhos. Há momentos em que pensamos estar diante de um achado arqueológico, mas são mesmo trabalhos sensivelmente produzidos.

O escultor revela que a sua obra teve início no verão de 2010, quando levou as suas duas filhas à praia. A primeira escultura realizada por ele foi uma Pequena Sereia. Mas, ao começar o trabalho, diz ter percebido o que ele chama de “dom”, que é a fluidez das suas mãos. “Elas sabiam o que estavam a fazer”, afirmou Bored Panda.

A resposta das pessoas foi tão positiva e encorajadora que Andoni começou a dedicar-se mais à sua recém-descoberta forma de arte: experimentou novos tipos de areia e procurou desenvolver novas técnicas. Muito rapidamente, deu por si a apresentar-se como escultor de areia, e até a faturar um dinheiro extra com o trabalho.

Numa publicação no Facebook, falou sobre a forma como esta arte o influencia na vida: “A areia fascina-me porque não importa a forma com a qual a encaramos, ela sempre vai ensinar-te coisas se estivermos disposto a aprender”.

FYI/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW