FYI

“Ângulo morto”

Alaina Gassler, aluna da Avon Grove Charter School, em West Grove, no estado norte-americano da Pensilvânia, desenvolveu um projeto para acabar com os ângulos mortos durante a condução. Para quem não sabe, os ângulos mortos são áreas em que não conseguimos ver e onde podem estar outros veículos “ocultos” nas nossas imediações.

A jovem decidiu arranjar uma solução após a preocupação constante da sua mãe que, no meio do trânsito, temia que o pilar ao lado do para-brisas do carro lhe ocultasse a presença de algum ciclista, o que numa manobra poderia gerar um acidente. A solução encontrada, além de ser barata, pode ser encontrada em qualquer loja de aparelhos eletrónicos.

No projeto que garantiu a vitória num concurso de ciência e de engenharia e um prémio no valor de 25 mil dólares americanos, Alaina apresentou um protótipo que supõe a presença do pilar ao lado do para-brisas, mas que o faz desaparecer, sem ser por magia. A solução consiste em colocar uma câmara no pilar pelo exterior do veículo, sendo as imagens daí recolhidas projetadas precisamente na parte interna da referida estrutura, que passa a ser revestida por uma película refletora unidirecional. Neste caso, o condutor vê tudo como se o pilar não existisse e o pendura não é incomodado pela projeção.

Boa ideia, não acham?

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close