Entretenimento

Referência da música romântica, Nilton César é exemplo de sucesso e longevidade

Ziko Pereira

O cantor Nilton César, de 77 anos, é uma referência na música brasileira, principalmente na romântica. Com uma carreira de mais de 50 anos, ele ainda está no ativo e faz apresentações pelo Brasil e pelo mundo. Nilton César fará um show em Toronto, no próximo dia 11 de fevereiro, às 15h, no Renaissance by the Creek, que fica localizado na 3045 Southcreeek Road, em Mississauga.
Nascido em Ituiutaba, que fica em Minas Gerais (a 685 quilómetros da capital do estado, Belo Horizonte), em 1940, Nilton decidiu sair da sua cidade aos 17 anos e tentar vida nova no Rio de Janeiro. “Fui para o Rio para estudar e era apoiado pelo meu pai. Prometi-lhe que não iria decepcioná-lo. Diferente dos dias atuais, naquela época, ser ator ou cantor era algo negativo e tinha o preconceito porque achavam que era coisa de boémio ou de vagabundo. Felizmente esses conceitos mudaram”, explicou em entrevista ao programa TOP4 Radio, da Camões Radio, na última terça-feira. “Um ano depois, disse ao meu pai que não precisava mais de me mandar dinheiro porque eu já conseguia sustentar-me”, completou. Ele ficou dois anos no Rio de Janeiro e decidiu mudar-se para São Paulo porque alguém lhe disse que teria mais oportunidades.
Ao lado de Wando, Reginaldo Rossi, Roberto Carlos, Sidney Magal e Waldick Soriano, Nilton César é um dos expoentes da música romântica no Brasil. Ele transita por diversos géneros musicais, como foxtrote, balada, bolero, MPB (Música Popular Brasileira) e Rock. Além disso, foi o primeiro cantor brasileiro a ter um primeiro lugar nas paradas da Argentina, em 1969, com a música Lenita, de Osmar Navarro e Alcina Maria, que foi cantada em português. A sua carreira internacional é de sucesso. Dos mais de 50 álbuns que gravou, seis deles foram em espanhol. Além disso, faz muitos shows fora do Brasil, como na Argentina, no Peru, na Venezuela e no próprio Canadá, que o cantor afirma que perdeu as contas de quantas vezes esteve aqui.
Três grandes sucessos marcaram a sua carreira. A música que o fez ficar conhecido no Brasil inteiro foi Professor Apaixonado, de meados dos anos 1960. Seu grande sucesso, segundo o próprio cantor, foi A Namorada que Sonhei e, em seguida, Férias na Índia.
Atualmente, Nilton divide a carreira artística com a de empresário. Ele é dono de alguns postos de gasolina na cidade de São Paulo, mas eles são administrados pelos filhos. Mas a vida artística segue em ritmo intenso com shows e novas composições. No início deste ano, irá lançar o álbum Nilton César – Agradecimentos. “Este álbum é uma homenagem, um sincero agradecimento às pessoas quem foram importantes na minha carreira, desde o funcionário mais humilde de uma televisão ou de uma gravadora, até meus parceiros de música, como Osmar Navarro e Moacyr Franco”, explicou.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER