Lifestyle

Uma cor para cada estado de espírito

Ter uma maior “inclinação” para determinada cor pode ser mais do que um simples gosto pessoal. De facto, existe uma área de estudo chamada “psicologia da cor” que tenta perceber de que forma as diferentes cores podem influenciar o nosso humor e até o nosso comportamento, decisões e reações. Esta ciência é aplicável em diversas áreas, tais como arte, publicidade, moda, sinalética, marketing, arquitetura, entre outros.

Os chineses e os egípcios já recorriam, há muitos séculos atrás, à cromoterapia com o objetivo de curar determinadas doenças físicas e mentais – tratamento que ainda é usado nos dias de hoje.

Importa no entanto referir que cada um de nós reage de forma diferente a cada cor, dependendo da intensidade, luminosidade, contraste e saturação que a mesma apresenta. Para além disso, também a cultura pode influenciar o gosto por determinada cor.

Vamos então conhecer o significado atribuído a algumas cores:

Vermelho: Esta é uma cor quente e estimulante que simboliza o amor, determinação, vitória e poder. Pode também remeter-nos para o proibido e para o perigo. Tem a capacidade de aumentar o ritmo cardíaco e a frequência respiratória – pode, por um lado, provocar raiva e agressividade, e por outro dar a força necessária para enfrentar um desafio. Estudos realizados por Andrew J. Elliot, professor da universidade de Rochester, e pela sua equipa revelaram que esta cor nos torna mais atraentes para o sexo oposto.

Laranja: Esta cor relaciona-se com coragem, otimismo, diversão e criatividade, sendo commumente associada ao equilíbrio emocional. No entanto, o excesso de uso desta cor pode provocar ansiedade e ser visto como um sinal de superficialidade.

Amarelo: A cor da energia, luz e calor. Transparece juventude, alegria e otimismo. Apesar disso, pode ainda sugerir impaciência, crítica, covardia e inveja e uma exposição excessiva a esta cor pode causar stress.

Verde: O verde é a cor da esperança, da natureza, da saúde e da fartura. Representa ainda energia, cooperação, compreensão e renovação.  Produz um efeito calmante e reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. Por outro lado, pode ser associada à falta de zelo.

Azul: Esta é uma cor associada à fé, sinceridade, fidelidade, tranquilidade e relaxamento. É a cor dos sonhos, da imaginação e tem um efeito calmante por estar associada à àgua e ao céu.  Pode sugerir confiança, lealdade e integridade mas pode também transparecer conservadorismo e frieza.

Rosa: Representa beleza, romantismo, delicadeza, ternura, inocência.  Associada à mulher, esta é uma cor com a capacidade de nos remeter para pensamentos positivos e para a nossa infância.

Roxo: O roxo, que ajuda na concentração, está ligado ao mistério, intuição, fantasia, magia e fé.

Preto: Esta cor tem diversos significados: culturalmente, está associada ao luto, mas também pode simbolizar mistério, sobriedade e sofisticação. Quando usada em vestuário, esta cor transparece responsabilidade. No entanto, quando a usamos ou estamos expostos a ela durante um grande período de tempo, podemos sentir-nos sem energia e entrar num estado depressivo.

Branco: Simboliza paz, sinceridade, inocência e espiritualidade. Para além de nos transmitir uma sensação de liberdade, também promove a tranquilidade e ajuda-nos a relaxar.

Cinza: Sendo uma mistura entre preto e branco, esta cor simboliza equilíbrio. É também a cor da neutralidade, do respeito e da velhice.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close