Lifestyle

Será este leite o melhor amigo dos desportistas?

Qual é o seu principal ingrediente? A proteína, é claro!

O leite “Saude” não possui gorduras nem lactose ou açúcar, podendo ser consumido pelos intolerantes a este composto. Foi criado pela empresa galega Granja Campomayor, uma empresa familiar com sede em Lugo, que é conhecida por comercializar ovos – este produto não sabe, no entanto, a ovo nem sequer a leite e não tem cheiro ou cor. Mas, segundo consta, também não sabe mal – pelo contrário.

Esta bebida 100% proteica, que foi criada nos laboratórios do Instituto de Pesquisa em Ciências da Alimentação do CSIC através da hidrólise nas claras de ovos, promete ser uma grande inovação no mundo do fitness e até nas dietas de perda de peso.

As pesquisadoras Marta Miguel e Marta Garcés são as “culpadas” desta invenção, sendo que já vêm a desenvolver este leite desde 2012 – foi nessa altura que descobriram a hidrólise enzimática do ovo. E o que é que isto quer dizer? Basicamente é um processo que permite decompor as proteínas da clara de um ovo em fragmentos mais pequenos. “Algo semelhante ao que acontece durante a digestão gastrointestinal”, explicou Marta Garcés numa entrevista coletiva acerca do produto. A partir daí é formado um líquido – o agora denominado Saude!

Extremamente versátil, este leite pode ser utilizado numa variedade enorme de receitas: batidos de fruta, iogurtes, natas, molho bechamel e até croquetes! É ainda livre de conservantes e não contém glúten sendo, portanto, apto para a maioria das pessoas e tornando a sua digestão e absorção muito mais simples. É, no fundo, um alimento com os mesmos nutrientes e propriedades do ovo, mas sem aquilo que nos faz mal – neste caso gorduras saturadas, lactose e açúcar. Fantástico, não acham?

Mas se acham que este é um produto que apenas poderá interessar a quem faz desporto desenganem-se: é indicado para pessoas com peso a mais, intolerantes ou alérgicas às proteínas do leite e ainda a pessoas com necessidades nutricionais específicas, como é o caso das crianças e dos idosos.

Só há uma má notícia: o Saude ainda não está a ser comercializado, sendo que se esperava que ainda durante este trimestre o pudéssemos encontrar sob a forma de iogurtes e batidos, que terão “formatos e preços semelhantes aos fabricados com produtos lácteos”, conforme avançou a gerente da empresa, María García Bustos. Resta saber se a pandemia que vivemos vai ou não afetar este lançamento!

A empresa Granja Campomayor dedica-se há mais de 70 anos à produção e comercialização de ovos para consumo humano e seus derivados – a experiência aliada à determinação e perseverança permitiram que hoje em dia comercializassem produtos de alta qualidade que já foram, por diversas vezes, distinguidos – são exemplos o ovo a baixa temperatura e o ovo hidrolisado, que se destacaram entre produtos de 250 empresas de todo o mundo no encontro internacional  Hospitality Innovation Planet (HIP), de Madrid.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW