Lifestyle

Roupa ecológica, gota a gota

Nüwa, marca portuguesa, fabrica vestuário com materiais reciclados. Peças intemporais que pensam no bem-estar do Planeta.

Roupa ecológica, gota a gota-lifestyle-mileniostadium
Catarina Lopes aproveita sobras de uma fábrica de confeções da família para dar corpo à Nüwa (Foto: Miguel Pereira/Global Imagens)

 

A ideia é dar um significado mais verde à moda e, por isso, não cria coleções, não acumula stocks, não segue tendências. Produz roupa sem tempo definido com materiais sustentáveis e reaproveita excedentes da indústria têxtil, restos de malhas e farrapos sem destino, evitando mais poluição e mais lixo nos aterros sanitários. A Nüwa, que na mitologia chinesa é a deusa que criou a Humanidade, é uma marca portuguesa, do design à produção, nascida e criada em Vizela. T-shirts, hoodies, camisolas, calças. Para homem, senhora e criança.

Roupa ecológica, gota a gota-tshirt-lifestyle-mileniostadium

“A Nüwa nasceu da vontade de criar algo no ramo têxtil com um papel disruptivo, criar roupa apenas com materiais sustentáveis”, adianta Catarina Lopes, fundadora e responsável pela marca, farmacêutica de formação, agora empresária têxtil. “Mudar o Mundo, gota a gota” é o seu slogan. Aproveita o que sobra das Confeções Calvi, fábrica da família, usa garrafas de plástico, algodão reciclado, algodão orgânico sem químicos tóxicos. Quatro garrafas de água de plástico recicladas de 0,60 l fazem uma camisola Nüwa. Desde 2019, quando a marca nasceu, economizaram-se mais de 600 mil litros de água nesta produção ecológica. “Conseguimos poupar, em média, 1 600 litros de água numa só t-shirt.”

“Não criamos coleções, não criamos desnecessariamente produtos, fazemos uma gestão inteligente dos recursos, tendo em conta a nossa política de sustentabilidade”, resume. Roupa personalizada com desenhos para usar hoje e nos próximos anos. Peças básicas com uma paleta fixa de cores e padrões diversos. O estilo é desportivo, mas adaptável a qualquer ocasião. “São peças versáteis, simples, confortáveis, fáceis de vestir.”

A Nüwa tem outros detalhes que confirmam o modo de estar. A estampagem é digital, a mais ecológica que existe. As tintas são 100% biodegradáveis, as etiquetas são feitas com fios 100% reciclados, as embalagens são de cartão reciclado. E cada peça conta uma história, a história da sustentabilidade e da economia circular, de opções conscientes, de um guarda-roupa ético, de uma jornada com a menor pegada ambiental possível.

Catarina Lopes quer acrescentar valor ao ramo da moda com vestuário que honra o Planeta. E não só. A Nüwa tem uma costela solidária, 1% das vendas reverte para um projeto de fornecimento de água potável a comunidades carenciadas de Moçambique. Por enquanto, as peças encontram-se apenas online a partir de 20 euros. Portes e devoluções são gratuitos.

Magazine/JN

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close