Entretenimento

Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia-portugal-mileniostadiumA 25.ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, tem como tema “Riso desconfina a inteligência”, e inaugura hoje, dia 2 de outubro.

Sob organização do Teatro Art´Imagem, e segundo o comunicado de imprensa, durante “dez dias consecutivos, 29 companhias provenientes de várias partes do mundo e de Portugal vão apresentar 30 espetáculos que celebram as diversas facetas com que o teatro e outras artes olham para o humor, o riso, a comédia e a sátira, utilizando diversas disciplinas e géneros, do teatro de texto às mais contemporâneas linguagens artísticas”.

O vereador do Pelouro da Cultura da Câmara da Maia, Mário Nuno Neves, declarou que a “presente edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM) realiza-se num dificílimo contexto planetário, em que a humanidade está submetida a uma enorme prova de resistência. Resistência à doença física e resistência aos efeitos perniciosos da mesma ao nível da psique, quer em relação aos indivíduos quer em relação às comunidades. O humor, sempre importante em todas as circunstâncias, assume, no entanto, no cenário desta crise uma importância extraordinária, não só enquanto meio de descompressão individual e coletiva, mas também enquanto fator de re-humanização”.

O certame acontecerá no Fórum da Maia e nos espaços circundantes, com 10 espetáculos no Grande Auditório do Fórum da Maia, cinco espetáculos para públicos/familiares, ao ar livre no Auditório Exterior do Fórum da Maia, quatro no Café-Teatro do Fórum da Maia, e 10 espetáculos de pequeno formato no exterior do Fórum da Maia.

Hoje (2) à noite, pelas 21.30 horas, o festival abre portas com o espetáculo intitulado “Rock Cirk Rolabola”, dirigido por Miner Montell. Cerca de uma hora mais tarde, sobe ao palco do Grande Auditório do Fórum da Maia, o espetáculo “Camino del Paraíso”, pelo Teatro do Guirigai, com texto e direção de Agustín Iglesias.

O certame contará com textos de escritores como Homero, Shakespeare, Cervantes e outros, interpretados por companhias oriundas de vários países, como: Portugal, Espanha, Itália/Brasil, Alemanha/Portugal e Polónia.

O festival vai dar a conhecer, palhaços, acrobatas, funambulistas, malabaristas, mimos, pantomimas e outras artes de circo.

No último dia festival, está prevista a apresentação do espetáculo “Out of Stock-Edu Manazas”, pelas 16.00 horas, pela direção de Lucas Escobedo. A fechar o FITCM – dia 11 de outubro – mas pelas 21:00 horas, a apresentação do “Show do Copo Mr. Milk”, dirigido por Bruno Leite.

Vale a pena.

Amélie Bonsart

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW