EntretenimentoFYI

As datas da Páscoa

A Páscoa é uma das comemorações mais importantes para cristãos e judeus. No caso dos cristãos, a Páscoa é um momento de relembrar a crucificação e morte de Jesus Cristo, além de também celebrar a sua ressurreição. Já a Páscoa judaica, conhecida por Pessach, é um momento de recordar a libertação dos hebreus da escravidão no Egito Antigo.

No entanto, há sempre alguma dúvida sobre a data de comemoração em cada ano. Como é que é definida?

Páscoa judaica

A data da Páscoa judaica foi estabelecida por uma ordem de Javé, conforme consta na Torá (livro sagrado que possui os cinco primeiros livros encontrados também na Bíblia cristã). No livro do Êxodo, no capítulo 12, o seguinte trecho afirma:

“Desde a tarde do dia catorze do primeiro mês, até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês, o pão que vocês comerem será feito sem fermento”.

Esse trecho de Êxodo 12 estabelece que a comemoração de Pessach acontecerá sempre no dia 14 de nissan (ou nisã), nome do primeiro mês que consta no calendário judaico. Esse calendário é lunissolar, ou seja, baseia-se em ciclos da Lua e do Sol. Os meses baseiam-se no ciclo lunar, enquanto o ano segue o ciclo solar.

Atualmente, os judeus utilizam os dois calendários: o gregoriano, muito usado no mundo ocidental; e o judaico, próprio da sua cultura.

As datas da Páscoa-egito-mileniostadium

Páscoa cristã

O sistema que é usado pelos cristãos para determinar a data da Páscoa é bem mais complexo. A comemoração para os cristãos também não é fixa no calendário gregoriano e, portanto, cada ano ocorre numa data diferente entre 22 de março e 25 de abril.

O sistema que determina a Páscoa cristã baseia-se em práticas hebraicas, romanas e egípcias. No caso dos egípcios, a contribuição foi o uso do calendário solar; no caso dos hebreus, a definição dos meses acontece de acordo com a Lua, além de terem sido o povo que levou a Páscoa aos cristãos; os romanos, por fim, além de usarem o calendário solar, foram aqueles que criaram o sistema que define a data da Páscoa.

No século IV, mais precisamente no ano de 325, foi realizado o Concílio de Niceia, no qual as autoridades da Igreja Católica se reuniram para determinar uma data para a comemoração da Páscoa, com o objetivo de unificar a celebração da ressurreição de Cristo.

Assim, ficou decidido a seguinte estrutura: a data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.

Lembrando que o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e outono no Hemisfério Sul acontece sempre entre 20 e 21 de março. Sendo assim, as datas da Páscoa cristã nos próximos quatro anos serão:

  • 2021: 4 de abril
  • 2022: 17 de abril
  • 2023: 9 de abril
  • 2024: 31 de março

Kika/FYI/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER