EntretenimentoBlog

Arte sem sair de casa

Atualmente, quase tudo se encontra na ponta dos nossos dedos. A era digital tem-nos permitido adquirir as mais diversas informações e saberes, e os museus não são exceção. Alguns dos melhores museus do mundo, permitem-nos visitas virtuais que eram impensáveis há uns anos atrás. O Google Arte e Cultura lançou uma iniciativa com mais de 500 museus e galerias por todo o mundo. Podemos pesquisar por localização ou por popularidade. Aqui ficam cinco sugestões.

 

Arte sem sair de casa-mundo-mileniostadium
Fotografia: Canadian Museum of History

 

O Canadian Museum of History explora a história do Canadá em diversas e empolgantes perspetivas. Neste museu, descobrem-se eventos, personalidades e correntes históricas que moldaram o país até à atualidade. Impulsionado por histórias, tesouros nacionais e design inspirado, proporciona visitas virtuais de grande diversidade e conhecimento da riqueza e experiência canadiana. Pode aceder-se às mais diversas exposições online através da página do museu em  https://www.historymuseum.ca/exhibitions/#online-exhibitions.

 

Arte sem sair de casa-mundo-mileniostadium
MoMA – Museum of Modern Art. Nova Iorque. Fotografia: Robert Gerhardt

 

MoMA – Museum of Modern Art. Nova Iorque – Um dos museus mais conhecidos no mundo, no qual podemos explorar cerca de 129 obras de arte da coleção através da plataforma Google. A visita virtual inclui grandes obras de arte e autores mundialmente conhecidos, como Vincent Van Gogh, Rousseau ou Paul Cézanne. A visita é fluída e bem organizada por categorias, como arte contemporânea, modernismo ou cubismo.

 

Arte sem sair de casa-mundo-mileniostadium
MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa Fotografia: Luís Barra

 

MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga – O museu português com mais obras de referência. Entre pintura, escultura, desenho, ourivesaria e artes decorativas europeias, entre arte asiática e africana, o acervo do museu tem cerca de 40 mil peças/obras entre o século XII e XIX, onde se destacam os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, ou as Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch. Para aceder às exposições virtuais disponíveis basta visitar a página em https://artsandculture.google.com/partner/national-museum-of-ancient-art.

 

Arte sem sair de casa-mundo-mileniostadium
Rijksmuseum, Amsterdão. Fotografia: Kit Leong

 

O Rijksmuseum é a epítome de arte clássica holandesa, peças asiáticas, prata e porcelana do século XVII. A visita ao interior do museu é bastante interessante, mas aconselha-se a visita às exposições online, nomeadamente o guia interativo de Rembrandt, disponível na página em https://artsandculture.google.com/partner/rijksmuseum.

 

Arte sem sair de casa-mundo-mileniostadium
MASP, São Paulo. Fotografia: DR

 

Considerado um dos museus mais arrojados mundialmente, o Museu de Arte de São Paulo tem uma forma muito particular de exibir as suas obras de arte. Normalmente, as pinturas são penduradas em cavaletes de cristal, criando a ilusão de flutuação. Na galeria virtual do museu, apresenta exposições de arte online brasileiras e de outros países. Vale pena visitar em https://artsandculture.google.com/partner/masp.

Amélie Bonsart/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW