Entretenimento

A Eurovisão este ano é em português… Veja tudo o que já se sabe

A capital portuguesa recebe o Festival da Eurovisão da Canção a 8, 10 e 12 de maio.
Este ano, o Festival da Eurovisão da Canção é organizado à portuguesa, depois de Salvador Sobral ter vencido o concurso em Kiev em 2017, com a música ‘Amar pelos Dois’.
A três meses do concurso, já se sabem alguns pormenores acerca do que se pode esperar.

Locais chave
O local escolhido para acolher a Eurovisão em Portugal é o Altice Arena (antigo Meo Arena) no Parque das Nações, em Lisboa.
A ‘Blue Carpet’ (passadeira azul) que marca o arranque oficial do concurso, com o desfile dos artistas, delegações e comentadores de televisão de cada país, vai ser montada no MAAT.
A Praça do Comércio vai receber a ‘Eurovillage’, o sítio para ver espetáculos ao vivo e para acompanhar as semi-finais e a final nos ecrãs gigantes.
O ‘Euroclub’, o local onde serão feitas as after-parties, será na discoteca Lust in Rio, no Cais do Sodré.

Quando é?
A semana da Eurovisão vai contar com três espetáculos. A primeira semi-final, na terça-feira, dia 8 de maio, a segunda semi-final, na quinta-feira, dia 10 de maio, e a grande final, no sábado, dia 12 de maio.

Apresentadoras
Este ano a apresentação fica a cargo de quatro mulheres. Catarina Furtado, Daniela Ruah, Filomena Cautela e Sílvia Alberto, foram as caras escolhidas pela RTP.

Como funciona?
Festival da Canção
O representante português no Festival Eurovisão da Canção 2018 vai ser decidido a 4 de março, na final do Festival da Canção, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
A concurso estão 26 canções de compositores como Benjamim, Capicua, Diogo Piçarra, Jorge Palma, Miguel Ângelo ou Tito Paris, bem como Janeiro, o compositor convidado por Salvador Sobral.
O vencedor será o 50.º representante de Portugal na Eurovisão.

Eurovisão
Há duas semi-finais também, a primeira a 8 de maio e a segunda a 10 de maio. As melhores dez atuações de cada semi-final qualificam-se para a grande final, a 12 de maio e juntam-se assim aos seis países pré-qualificados (Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido), no total 26 países vão estar representados.
A seleção de que país fica alocado a que semi-final é feita por um sorteio a ter lugar na Câmara Municipal de Lisboa, dia 29 de janeiro, às 13h00. O sorteio pode ser visto em direto aqui.

Países a concurso
Há 43 países inscritos para competir na Eurovisão. A novidade este ano é o regresso da Rússia que não competiu em 2017. Até agora já são conhecidos os representantes da Albânia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Finlândia, Geórgia e Holanda.

Tema e Logótipo
‘All Aboard’, ou ‘Todos a bordo’, é o tema deste ano escolhido por Portugal. A ideia remete para a inclusão, mas também para os oceanos, tema que marca toda a decoração e os logótipos escolhidos.
A imagem da competição também já foi apresentada, trata-se de uma concha em espiral, em tons de azul e com fundo amarelo. Além deste símbolo, foram criadas outras 12 imagens, inspiradas no tema marítimo e que vão ser usadas ao longo de todo o espetáculo.

Palco
Os oceanos e o tema marítimo também estiveram na base da conceção do cenário. O palco, criado pelo designer alemão Florian Wieder, o mesmo responsável pelos palcos de quatro edições anteriores, Dusseldorf’11, Baku’12, Viena’15 e Kiev’17, inspirou-se nos descobrimentos portugueses, no oceano, nos barcos e na cartografia.

Bilhetes
Os bilhetes para assistir ao vivo à final do festival foram postos à venda por fases. Os primeiros a 30 de novembro e os segundos a 20 de dezembro de 2017. Em ambas as vagas os bilhetes esgotaram em minutos. A data da próxima venda é anunciada este mês.

Datas a reter
• 18 de fevereiro – Primeira semi-final do Festival da Canção
• 25 de fevereiro – Segunda semi-final do Festival da Canção
• 4 de março – Final do Festival da Canção
• 4 de maio – Abertura da ‘Eurovillage’ (aberta das 15h00 às 23h00 até 12 de maio) e do ‘Euroclub’.
• 6 de maio – Arranque oficial do concurso na ‘Blue Carpet’
• 8 de maio – Primeira semi-final
• 10 de maio – Segunda semi-final
• 12 de maio – Grande Final

Esta é 63ª edição do festival da Eurovisão da Canção, que é este ano organizado pela primeira vez em Portugal. A organização está a cargo da RTP, são esperados mais de 1.500 jornalistas vindos de todo o mundo e, pelo menos, 30 mil visitantes.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER