Ambiente

Terra Viva – Poupar Energia – Poupar a Terra

Apesar do aumento do preço da energia elétrica, o consumo de eletricidade subiu cerca de um terço nos últimos 15 anos. 

As habitações são as maiores utilizadoras de energia, representando mais de um quarto do consumo.

Aparelhos que usamos todos os dias ou que temos em casa têm consumos que desprezamos, por estarmos tão habituados a tê-los ligados que nem nos lembramos que estão a consumir energia.

Um computador gasta 100 watts, o monitor 44 watts, a impressora gasta cerca de 2 watts, embora não estejam a fazer nada. Desligue-os. O modem de banda larga e o WiFi gastam 10 watts, a TV em modo de espera gasta 24 watts mesmo apagada. Desligue. Um rádio-relógio, daqueles que normalmente se usam como despertadores gastam 44 watts, desligue e use um eficiente despertador de corda. Uma máquina de café gasta 4 watts, mesmo sem estar a tirar café. Um micro-ondas utiliza cerca de 6 watts sem estar a trabalhar. Uma aparelhagem de som doméstica, em modo de espera, gasta cerca de 18 watts.

Além de poupar uns trocos poderá sentir-se melhor ao desligar o carregador do seu telemóvel quando não está a ser utilizado.

Para reduzir o gasto eficazmente utilize lâmpadas de baixo consumo e desligue tudo o que não estiver a ser usado ou que não faça realmente falta.

Quando for comprar qualquer aparelho elétrico ou eletrodoméstico procure, na etiqueta Energy Guide Label, a melhor eficiência energética. Se estiver no Canadá ou se estiver na Europa deve escolher os aparelhos que tenham a etiqueta de Eficiência Energética com a classificação A+ ou A++, especialmente em aparelhos que passam muitas horas ligados, como é o caso de frigoríficos, televisores, computadores, aquecedores elétricos, ar-condicionado, etc.

No site muito bem conseguido do Governo Canadiano, Natural Resources, na página “Energy efficiency for homes”, www.nrcan.gc.ca/homes, poderá encontrar informação e conselhos para uma consciente e eficiente utilização de aparelhos elétricos e indicações de como poupar energia.

Partindo de dados de 2016, o Canadá tem o oitavo maior consumo mundial de energia elétrica, em média por pessoa com um consumo de 1.704 watts, estando Portugal na posição 65 com 484watts. A média mundial é de 309 watts por pessoa. Claro que estes números assim a cru poderão dar interpretações erradas, é necessário ter em conta que no mundo existem países em que o consumo elétrico é muito reduzido por questões de baixo desenvolvimento, o que faz baixar muito a média mundial. Também temos de ter em conta a realidade geográfica e climática de cada país. De qualquer forma devemos refletir sobre os dados que nos chegam.

Claro que todos procuramos o conforto térmico e tecnológico, no entanto podemos fazê-lo de forma um pouco mais consciente. Quanto mais energia gastarmos maior será o impacto no planeta, e também no nosso bolso. 

Todos nós podemos fazer muitas coisas para poupar energia. 

Todas as ações positivas também poupam e ajudam a aliviar a pressão sobre os recursos naturais do planeta, o que nos permitirá, durante mais algum tempo, desfrutar da natureza com respeito e admiração!

Paulo Gil

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER