Ambiente

Terra Viva – Act Now – Atua Agora

10 Ações que podem ajudar a salvar a Terra

As Nações Unidas identificaram 10 ações-chave que todos podemos tomar diariamente para combater as alterações climáticas. Pequenas mudanças na nossa vida diária que podem fazer toda a diferença. Existe uma plataforma no site das Nações Unidas onde se podem registar as ações diárias que vamos tendo, existindo um contador global com todas as ações. Os resultados das contagens das participações de pessoas de todo mundo serão apresentados na Cimeira do Clima das Nações Unidas – Ação Climática 2019, a realizar já no próximo dia 23 em Nova Iorque.

As 10 ações identificadas e promovidas pelas Nações Unidas:

Compre localmente

Adquira produtos alimentares de produção local e de produção da época. Sabem melhor, são mais saudáveis, evitando poluição pelo transporte a longas distâncias, com menos pegada ecológica, mais amigos do ambiente e promovem a economia local.

Traga o seu saco

São usados anualmente mais de cinco triliões de sacos plásticos. Além da poluição dos oceanos, os sacos plásticos potenciam a proliferação de doenças como a malária porque entopem os sistemas de esgotos.

Desligue a ficha

Quanto menos energia se utilizar menos energia tem de se produzir. Apesar das fontes de energia alternativas e renováveis, amigas do ambiente, a mudança também deve partir dos consumidores finais, diminuindo e controlando o seu consumo de energia.

Recicle

A maioria dos plásticos, cerca de 80%, nunca chega a decompor-se totalmente: vão-se fragmentando, ficando cada vez mais pequenos até que são ingeridos por peixes e outros animais, entrando na cadeia alimentar global. Reciclar papel, plástico, vidro e metais, reduz enormemente o uso de recursos naturais e diminui a quantidade e dimensão de lixeiras.

Refeições sem carne

A indústria pecuária é responsável por mais emissões de gases de efeito estufa que as maiores companhias petrolíferas. A produção de carne contribui para o esgotamento de recursos de água e é a maior causa de desflorestação.

Desligue as luzes

Quando desliga uma luz, mesmo por uns segundos, poupa mais eletricidade do que aquela que é necessária para voltar a liga-la, independentemente do tipo de lâmpada. A partir de agora desligue as luzes em compartimentos onde não esteja ninguém.

Duche de cinco minutos

A escassez de água afeta já quatro em cada 10 pessoas no mundo. Globalmente, 80% das águas residuais não são tratadas. Reduzir o tempo de duche é uma excelente forma de poupar este precioso recurso.

Conduza menos

O setor dos transportes é aquele que tem crescido mais como contribuidor para a emissão de gases de efeito estufa. Os veículos privados, como os carros pessoais, são aqueles que mais têm contribuído para esse crescimento. Os transportes consomem 64% de todo o petróleo gasto globalmente, 27% de toda a energia usada e são responsáveis por 23% de emissões de dióxido de carbono.

Moda – Desperdício ZERO

A indústria da moda é o segundo maior consumidor de água do planeta: são necessários 10.000 litros de água para produzir umas calças de ganga, o equivalente ao que uma pessoa necessita beber em 10 anos. Ao criar novas roupas a partir das suas roupas usadas estará a reduzir o consumo de água e de desperdícios.

Reencha e reutilize

Um milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto e de seguida rejeitadas, tornando-se assim em 300 milhões de toneladas de lixo plástico por ano.

Nós temos a capacidade de fazer a diferença. Pequenas mudanças no nosso comportamento fazem a diferença. Se todos o fizermos, se todos olharmos a natureza com respeito e admiração, podemos ainda ir a tempo. Atua Agora. Act Now.

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close