Ambiente

Radiação ultravioleta

Estamos numa altura do ano em que normalmente expomos mais a nossa pele aos raios ultravioleta. Esta exposição tem alguns riscos, ainda para mais num momento em que estivemos confinados devido à corrente pandemia.

Mas o que são os raios ultravioleta?

Ora, os raios ultravioleta são um tipo de radiação emitida pelo Sol, e têm este nome porque ficam para além da cor visível que tem por limite na visão humana a cor violeta. São, portanto, uma espécie de luz invisível que nos chega vinda do Sol.

Esta radiação tem um largo espectro de elevada energia de fotões e é particularmente nociva apesar de não se verificarem sintomas imediatos, o que potencia ainda mais a sua perigosidade. As fontes de UV incluem o Sol, luz negra, arcos de solda e lasers de UV.

À medida que esses raios chegam ao planeta, eles vão perdendo força, pois colidem com outras partículas de energia ao entrar na atmosfera, essencialmente com a tão falada camada de ozono.

Os raios ultravioleta podem ser ao mesmo tempo bons e nocivos.

Os raios que penetram na Terra, numa das suas formas, são capazes de agredir a pele humana, os olhos e os genes, provocando doenças.

Esta radiação, no entanto, é responsável por garantir quase todas as formas de vida na Terra.

Em pequenas quantidades esta radiação é benéfica ao corpo humano sendo responsável pela formação de vitamina D e pelo bronzeamento da pele. Além de fortalecer o sistema imunológico, regula a pressão arterial, auxilia na prevenção de doenças cardíacas, ajuda a prevenir a diabetes de tipo 2 e alguns tipos de cancro (por exemplo da mama, próstata pulmões e intestinos) e pode agir também como antidepressivo.

Mas relembro, os níveis de radiação ultravioleta com um índice muito elevado podem representar riscos para a saúde – não devemos ter exposições muito prolongadas ao Sol e devemos proteger essencialmente as crianças, por terem uma pele mais frágil. Nada que um boné, uns óculos de sol e protetor solar não resolvam.

Aqui temos mais uma vez a confirmação de que se compreendermos a natureza e tentarmos ter uma relação equilibrada com ela só temos a ganhar. Desfrutem da natureza com respeito e admiração.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW

Close
Close