Ambiente

Comer… sem viciar!

Tal como prometido, hoje trago-vos o oposto do que vos apresentei na semana passada. Se por um lado existem alimentos, normalmente os que têm uma maior proporção de gordura e de hidratos de carbono, que são capazes de nos provocar dependência, muitas vezes perigosa e comparada ao abuso de drogas, também existem aqueles que, pelo contrário, são tudo menos viciantes.

Dentro do mesmo estudo norte-americano (“Which Foods May Be Addictive? The Roles of Processing, Fat Content, and Glycemic Load”), realizado em 2015, os investigadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos da América, ficaram a perceber, de entre os 35 alimentos estudados, quais os alimentos que menos provocam um desejo quase doentio de consumo.

Com este estudo, os autores esperam que possa dar-se uma alteração do modelo de abordagem e tratamento de doenças relacionadas com perturbações alimentares, tais como a obesidade.

A lista é ocupada, sobretudo, por alimentos pouco ou nada processados – fruta, vegetais, cereais e leguminosas. Surpreendidos? Vamos conhecer o “top 5”:

Arroz integral

Ao contrário do arroz branco que tem um alto índice glicémico e que aumenta o açúcar no sangue, causando mais desejo, o arroz integral é rico em fibras que, para além de ajudarem no funcionamento do intestino, também provoca uma maior sensação de saciedade. Um ótimo aliado na perda de peso!

Maçã

Rica em vitaminas e minerais essenciais, o seu consumo é aconselhado como forma de reduzir os desejos por açúcares menos saudáveis. É também capaz de reduzir os sintomas pré menstruais, as dores menstruais e a fadiga, tem propriedades antidepressivas e regula o colesterol. Só coisas boas!

Feijões

Pouco calóricos, os feijões  são uma fonte de de proteínas, minerais e vitaminas B1, B2, B3 e B9, responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea.

Cenoura

Fonte de cálcio, magnésio e ferro, de vitaminas A, B e C, estimulam o sistema imunológico, melhoram a nossa visão noturna, hidratam a pele e o cabelo e protegem-nos contra o envelhecimento precoce. Estes são apenas alguns dos benefícios deste alimento que é uma ótima alternativa para snack!

Pepino

O pepino ocupa o lugar cimeiro desta lista. Sejamos sinceros… O seu sabor não é assim tão apelativo, verdade? No entanto, este alimento é uma boa opção caso queiram emagrecer pois é pouco calórico e dá uma maior sensação de saciedade. Experimentem!

Inês Barbosa


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Não perca também

Close
Back to top button

Close
Close