Temas de Capa

York South Weston – A nossa esperança para uma futura representação federal

Ao longo das últimas semanas, nestas mesmas páginas do Milénio Stadium, alguns dos nossos colaboradores extraordinários expressaram a sua opinião política, pontos de vista e permitiram a candidatos de vários ridings, com importância para a comunidade portuguesa, que fizessem campanha e lobby pelo ‘vosso voto’. Bem, o momento chegou, esta segunda-feira, 21 de Outubro temos mais uma vez a responsabilidade moral de ‘nos levantarmos e votar’. Uma voz política, algo que nós enquanto comunidade temos tido dificuldade em conseguir conquistar. Ao olharmos ao longo deste vasto país que agora tratamos por casa ‘Canadá’, onde estão aqueles que representam os interesses dos luso-canadianos na política? Sim, temos o incumbente Peter Fonseca, Membro Liberal do Parlamento em Mississauga East, mas na verdade deveríamos ter uma presença forte visível na realidade política canadiana.

Já que desperdiçámos mais uma oportunidade de representação em 2019, que 2021 seja o nosso ano. E porque é que digo 2021? O meu prognóstico é que em breve voltaremos a votações para um governo federal, com uma minoria liberal em vista de conseguir a vitória, não terá capacidade para durar mais de 24 meses.

E por isso, a ‘Chamada para ação’… Que a eleição de 2021, seja o momento em que estabelecemos uma presença forte e uma vasta lista de candidatos a representar uma variedade de partidos. Entregar o resultado necessário, vitória e uma voz representante do nosso interesse. No espelho retrovisor, existe a opinião de que deveríamos todos apoiar um partido, os Liberais, quando na realidade, eles têm feito muito pouco por nós. Nada mais do que quebrar promessas desde a reforma na imigração a uma melhor representação dos assuntos que mais preocupam a nossa comunidade.

Antes de segunda-feira, permitam-me retirar um momento para me focar num riding específico, que no futuro deve e tem de ser representado por um luso-canadiano, York South Weston. Em 2015, este riding regressou ao Partido Liberal com a vitória de Ahmed Hussen, o atual Ministro da Imigração. Na sua maioria Liberal, exceto em 2011, quando o NDP venceu, demograficamente York South Weston é o mais representativo e equilibrado riding federal dos luso-canadianos. Ao longo do próximo mandato, York South Weston irá ultrapassar Davenport como o riding onde a maioria dos luso-canadianos vivem. E por isso, transformando-o no ‘Nosso futuro foco de eleição de representantes’…

A minha previsão para segunda-feira… Os canadianos irão votar para minoria liberal para governar nos próximos anos. Davenport será conquistada por Andrew Cash e pelo NDP, enquanto York South Weston se irá deparar com uma luta renhida entre Ahmed Hussen, o incumbente Liberal, e Yafet Tewelde, representante do NDP, tornando o resultado incerto. O aparecimento de candidatos fortes do Partido Conservador e do PPC conduzirão à fragmentação da base de voto, tornando 2021 um ano preparado para o controlo luso-canadiano. E ainda, Davenport com candidatos competentes luso-canadianos no partido Liberal e Conservador, farão Andrew Cash correr pelo seu dinheiro…

Como última nota e a mais importante. Vote, Vote e Vote…

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER