Temas de CapaBlog

VoxPop – Esperança

voxpop esperança-toronot-mileniostadium
Crédito:Artak Petrosyan

Esperança. Sempre ela. Nos faz seguir em frente mesmo nos piores dias, ilumina o caminho quando ele está escuro, e para muitos, é artigo essencial para a sobrevivência.  Começos de ciclos são sempre momentos em que, naturalmente, há uma renovação da nossa fé em algo bom. Em especial depois de um ano tão difícil para a humanidade como foi este que passou. 2021 está aí, e trouxe com ele novas doses desse sentimento. Esperança renovada de fim dessa pandemia que assombrou, e ainda assombra, o mundo todo. Infinitos desejos e vontades particulares de cada pessoa para suas próprias vidas. E que papel exerce esse sentimento tão poderoso, nisso tudo? De onde vem a esperança, e o que a alimenta?  Até que ponto ter fé, seja em santos, pessoas ou causas, nos ajuda a seguir adiante? Nesta edição em que tratamos de esperança, fomos buscar a opinião de algumas pessoas da comunidade sobre esse tema, tão complexo e particular. 


  • Paula Silvestre, 42 anos, Supervisora de Auxiliares de Saúde e de Precauções de Infeção num Centro Hospitalar em Toronto

1-Tens esperança de que 2021 será um ano melhor? Porquê?

Há um ditado que diz “ A esperança é a última que morre” no meu caso não há palavras com um significado tão certo como este. O ano 2020 foi um ano que ficou na história e há-de sempre ficar na memória de todos nós, mas o ano 2021 já começou a trazer-me uma nova onda de esperança,  já que no dia 1 de janeiro tive a sorte de poder ser vacinada contra a COVID junto com muitos colegas de trabalho. Com tudo que tanto eu e os meus colegas, na linha da frente em centros hospitalares, já passamos e continuamos a passar e a presenciar, se não houvesse esperança para dias melhores, nós não conseguiríamos continuar a fazer o nosso trabalho com o amor que a gente tem a ele. Sim, estamos cansados e sim, temos feito muitos sacrifícios na nossa vida, mas sem esperança não conseguimos ultrapassar a tempestade que estamos a viver nas linhas da frente.

2- O que alimenta, ou nutre, tuas esperanças? Crenças religiosas, fé nas pessoas ou autoridades?

Eu não vou dizer que a minha esperança é alimentada por as nossas autoridades porque isso é um tema que dava para outra conversa e que não envolve esperança. A minha esperança é alimentada por cada um dos nossos paciente, a cada recuperação e a cada sorriso. Sim tenho presenciado muitas cenas tristes, mas a cada momento bom eles me dão esperança em fé a dias melhores.

3-Qual a importância que acreditas que ter esperança exerce na tua vida?

Ter esperança na minha vida é talvez o único sentimento que me dá luz. Eu espero ver o dia em que posso me sentar à mesa com as minhas meninas para comer uma refeição, algo que já não faço desde março, que posso dar um beijo a elas e as abraçar sem uma máscara na cara, e que posso vir trabalhar sem ter que ver e diminuir o medo nos olhos dos meus empregados e dos nossos pacientes todos os dias.


  • Celina Figueiredo Da Silva, 51 years, Ph.D. Assistant Professor, York University

1-Do you have hope that 2021 is going to be a better year? Why?

Last year was a tough one, and many people experienced losses. We also had to learn many new skills rapidly. Some of us have just about coped, and others have discovered strengths we never knew we had. Moving forward, I do have hope that 2021 is going to be a brighter year.

Tremendous advances in science, technology, digital health, leadership, and human kindness prevailed and were just some of the pandemic’s positive impacts. Collective voices in public highlighted the necessity for greater attention to the needs of the elderly in nursing homes, women and children who faced abuse and violence, racialized communities, migrant workers, and First Nations, Métis, and Inuit communities, already facing pre-existing challenges. We collectively have learned from and can strive to better support one another in an inclusive way.

2-What nurtures your hope? Religious beliefs, faith in people, or authorities?

Science, people, and religious beliefs nurture my hope. Science delivers, and researchers should be acknowledged for their work. We now have new vaccines against COVID-19, which have shown success in clinical trials. Moreover, under periods of immense turmoil during the pandemic, people from all walks of life have come together to support one another and created new possibilities for delivering healthcare and education virtually. Healthcare professionals continue to provide unfailing and dedicated service under stressful and challenging conditions.

They are a powerful witness of patient care and have the expertise to assist during the pandemic.

Lastly, religion and spirituality provide me with a sense of meaning, inner strength, and an open heart. The power and importance of prayer have been essential and setting healing intentions for the continued efforts to relieve human suffering worldwide.

3-What is the importance of hope in your life?

Hope, at a fundamental level, is crucial to surviving this pandemic. Hope is not the alleviation of fear or anxiety. Hope is my choice to see beyond the current circumstances and yearn for something better despite those feelings and the present context. My hopeful thinking facilitates creating alternative pathways in dealing with obstacles and ensuring that I enact intentional strategies to meet goals and actively seek social support.


  • Carla Ribeiro, 38 anos, Professora de Português Língua Segunda

1-Tens esperança de que 2021 será um ano melhor? Porquê?

Eu espero que sim, que 2021 seja pelo menos um pouco melhor que 2020. 2020 foi um ano muito desafiante para todos, afetando-nos de uma maneira que precisaremos de tempo para recuperar. Espero que essa recuperação esteja para breve.

2-O que alimenta, ou nutre, tuas esperanças? Crenças religiosas, fé nas pessoas ou autoridades?

Eu tenho a minha fé e tenho esperança no ser humano.Tenho esperança que “ele” aprenda com os erros e se torne menos egoísta. Temos que cuidar mais de nós, dos animais e do nosso planeta.

3-Qual a importância que acreditas que ter esperança exerce na tua vida?

Acredito que a “Esperança é a última a morrer”! Tento ter este “dizer” sempre presente no meu pensamento e vida, procurando também rodear-me de pessoas e ideias positivas!


  • Isabel Maria Gouveia, 54 anos, Professora

1-Tens esperança de que 2021 será um ano melhor? Por- quê?

2021, 2022, 23, 24… Porque “enquanto houver estrada para andar a gente vai continuar!…” Não sei se será melhor, mas diferente… Com certeza será! Nada é, ou será, igual!

2- O que alimenta, ou nutre, tuas esperanças? Crenças religiosas, fé nas pessoas ou autoridades?

A vida! Estar vivo! Acreditar que amanhã é, e pode ser diferente, para melhor! Por todas as razões e porque a vida é viva! E porque muitos dão o melhor de si todos os dias!

3- Qual a importância que acreditas que ter esperança exerce na tua vida?

A esperança mantêm-nos vivos e a caminhar orientados pelo que acreditamos. Sejam os valores de Cristo, o valor da vida dos humanos, o valor do nosso planeta Terra, seja o amor, seja a interajuda, a verdade ou a honestidade.

As razões da nossa esperança residem na capacidade de mudança, de adaptação e de resiliência do ser humano. 


  • Juliana Argolo, 34 anos, Professora Auxiliar

1-Tens esperança de que 2021 será um ano melhor? Porquê?

Gosto de acreditar que será melhor! Mas diante das circunstâncias a gente vai perdendo um pouco da fé em dias melhores. Só consigo acreditar que pode ser melhor porque me apego demais a Deus e creio no que Ele prometeu: “que dias melhores estão por vir”.

2- O que alimenta, ou nutre, tuas esperanças? Crenças religiosas, fé nas pessoas ou autoridades?

Acredito em Deus e creio no que está na Bíblia. Confesso que se nao tivese fé, minhas esperanças já não existiriam praticamente.

3- Qual a importância que acreditas que ter esperança exerce na tua vida?

Ter esperança é motivo pra você viver mais um dia, correr atrás de mais um sonho e acreditar que o quadro atual pode mudar e melhorar. Acredito que quando a pessoa perde a esperança, ela perde a motivação pra fazer as coisas e continuar vivendo.


  • Ronaldo Resende, 33 anos, Enfermeiro

1-Tens esperança de que 2021 será um ano melhor? Porquê?

Apesar de estar diariamente em um ambiente com pessoas debilitadas, ver muitas tristezas e pessoas lutando pela vida, tento manter minhas esperanças que 2021 será um ano melhor, sim. Porque vejo diariamente situações que mesmo que tudo mostre o contrário, temos surpresas agradáveis de recuperações, que supostamente eram casos “perdidos”. Também acredito que manter o otimismo é sempre o melhor caminho, não ter esperança é caminhar para um lado obscuro que só vai nos trazer más consequências.

2-O que alimenta, ou nutre, tuas esperanças? Crenças religiosas, fé nas pessoas ou autoridades?

Não tenho como nutrir minha esperança em outra coisa a não ser em Deus, as pessoas são falhas e injustas, as autoridades estão vendo apenas seus próprios interesses, mas Deus não falha. Então para mim, este é o caminho.

Deus agindo na vida das pessoas, tudo será muito melhor. Até porque, nós, seres humanos não temos poder para nada, é Deus que nos usa para ajudar as outras pessoas que precisam de nós.

3-Qual a importância que acreditas que ter esperança exerce na tua vida?

Total importância, a esperança é o que me faz querer continuar tentando fazer do amanhã um dia melhor.


Andressa Varandas,23 anos, estudante universitária

1-Tens esperança de que 2021 será um ano melhor? Porquê?

Sempre…sempre tenho esperança que o amanhã será melhor, apesar das circunstâncias muitas vezes mostrarem o contrário. O que faz eu ter esperança em um amanhã melhor é minha fé.

2-O que alimenta, ou nutre, tuas esperanças? Crenças religiosas, fé nas pessoas ou autoridades?

Quem nutre minha esperança é minha fé em Deus, pois já tive muitos motivos e momentos de desanimar de tudo, mas Deus sempre se mostrou presente apesar de tudo, Ele sempre me ajudou a seguir em frente.

3-Qual a importância que acreditas que ter esperança exerce na tua vida?

Acredito que a esperança é o combustível da vida, quando perdemos a esperança, perdemos também o sentido da vida e a vontade de viver. A esperança nos faz acreditar que tudo é possível.


  • Ellen Henn, 37 anos, Resident Physiotherapist

1-Tens esperança de que 2021 será um ano melhor? Porquê?

Sim. Porque a vacina contra a Covid-19 está aí. Estou contando os dias para receber a minha dose e poder ter contato com meus amigos de novo e poder transmitir mais segurança para meus pacientes. Além da vacina, os profissionais de saúde, hospitais, estão mais preparados para lidar com a Covid, e todos nós temos mais conhecimento em como prevenir a doença.

2-O que alimenta, ou nutre, tuas esperanças? Crenças religiosas, fé nas pessoas ou autoridades?

Eu confio na ciência e nos pesquisadores. Tenho fé que as pessoas estão fazendo seu melhor para nos ajudar.

3-Qual a importância que acreditas que ter esperança exerce na tua vida?

Acredito que a fé nos mantém fortes para seguir em frente.

     

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER