Temas de Capa

Viva Portugal viva os Portugueses

Caro leitor,

Grata por o saber aí desse lado… grata pela sua leitura e interesse pelo mais saber. Saber é poder, e não ocupa lugar para além de nos trazer boas energias.

Esta semana vou escrever sobre o dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelos cantos do nosso mundo. E já somos muitosssssss.

Artigo sensível, não só nasci eu a 9 de Junho, como também, fui trazida pelos meus pais da Pátria mãe quando ainda era miúda para este fantástico país que nos deu casa, comida e um sentido de pertencer a algo maior – o tal sentimento de que “The sky is the limit”.

Tal como pode perceber, nunca perdi o gosto, nem pela escrita, nem pela fala, nem pela leitura do idioma mais lindo do universo.

Quando estou em qualquer que seja o lugar e esteja eu com quem estiver e que o nosso hino se faça soar… “Heróis do mar, nobre povo, nação valente e imortal…” não há parte do meu corpo que não se converta em orgulho, em patriotismo, em ter no palato, no sangue e na mente o gosto e o gozo de ter nascido debaixo desta sigla de ser Lusa… de ser Portuguesa.

O que significa para mim ser Portuguesa?  E a viver no estrangeiro? Tudo o que há de mais sagrado… tudo o que tem importância e relevância para quem sabe o que é sentir orgulho da sua Pátria.

Conquistamos meio mundo, somos atrevidos, mas também trabalhadores, nunca desistimos de nada, não há obstáculo impossível para um verdadeiro Tuga que se preze. Não desistimos fácil, nem mesmo quando “A porca torce o rabo” e caiem uma ou dez trindades”…

Somos assim, temos fibra… país pobre, mas valente. Com o pouco que temos, ajudamos sempre o próximo. Defeitos temos como todos os humanos, mas somos diferentes para melhor. Somos Únicos. Ser Português e saber ser feliz… com muito, ou com muito pouco. Já para não falar que temos a gastronomia e o melhor peixe do Mundo!

Não me leve a mal… tenho muitos mais anos de vida de Canadá em mim do que propriamente de Portugal, mas a nossa pátria é como um primeiro amor… Nunca se esquece. Fica em nós… eternamente gravado, mais que não seja pelas emoções que nos faz viver, sentir. Portugal da minha saudade. Habitas e hás-de viver para sempre no meu coração que te guarda num lugar de honra com toda a pompa e circunstância que a ti é devida.

Viva Portugal, viva os Portugueses e todos os nossos usos e costumes que nos tornam diferentes de todos os demais.

Fiquem bem e cuidem-se muito, e também ao próximo. Sempre com todo o respeito que só o Português sabe dar.

Cristina da Costa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW