Temas de Capa

Vacina Pfizer-BioNTech COVID-19

Vacina Pfizer-BioNTech COVID-19-canada-mileniostadium
Dr.

 

  • Sobre

A vacina de mRNA Pfizer-BioNTech COVID-19 (Tozinameran ou BNT162b2) é usada para prevenir COVID-19. Esta doença é causada pela síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2). A vacina é aprovada para pessoas com 16 anos de idade ou mais. A sua segurança e eficácia em menores de 16 anos ainda não foram comprovadas.

  • Como funciona

As vacinas de mRNA ensinam as nossas células a desenvolver uma proteína que irá desencadear uma resposta imune sem usar o vírus vivo que causa COVID-19. Uma vez acionado, o nosso corpo produz anticorpos. Esses anticorpos protegem-nos de sermos infetados se o vírus real entrar em nosso corpo no futuro.

Quando uma pessoa recebe a vacina, as suas células leem as instruções genéticas como uma receita e produzem a proteína spike. Depois que a proteína é feita, a célula quebra as instruções e se livra delas.

A célula então exibe o pedaço de proteína na sua superfície. O nosso sistema imunológico reconhece que a proteína não pertence lá e começa a construir uma resposta imunológica e a produzir anticorpos.

Vacina Pfizer-BioNTech COVID-19-canada-mileniostadium

  • Como é administrada

A vacina é administrada por injeção (0,3 mL) no músculo do braço. Para que a vacina funcione melhor, é necessário receber 2 doses: uma dose única e uma segunda dose 21 dias depois.

  • Possíveis efeitos colaterais

Em geral, os efeitos colaterais observados durante os ensaios clínicos são semelhantes aos que se pode ter com outras vacinas.

Os efeitos colaterais que se seguiram à administração da vacina em ensaios clínicos foram leves ou moderados. Incluíram coisas como dor no local da injeção, calafrios no corpo, sensação de cansaço e febre.

Esses são efeitos colaterais comuns das vacinas e não representam risco para a saúde. Tal como acontece com todas as vacinas, há uma chance de que haja um efeito colateral sério, mas são raros. Um efeito colateral sério pode ser algo como uma reação alérgica.

  • Revisão e autorização de vacinas

O processo independente de autorização de medicamentos da Health Canada é reconhecido em todo o mundo pelos seus altos padrões e revisão rigorosa. As decisões são baseadas apenas em evidências científicas e médicas que mostram que as vacinas são seguras e eficazes. Os benefícios também devem superar os riscos.

A Health Canada implementou um processo de revisão acelerado para avaliar as vacinas COVID-19. Um processo semelhante foi usado em 2009 para revisar e autorizar a vacina contra a pandemia de H1N1. A Health Canada toma decisões independentes e baseadas na ciência que atendam aos melhores interesses do público.

Quanto a todas as vacinas e tratamentos autorizados no Canadá são sempre revistas as evidências e os dados científicos. Só depois surge a decisão de autorização de administração da vacina.

Esta autorização só surge quando as evidências mostram que a vacina: é seguro, eficaz e de boa qualidade e demonstra que os benefícios superam os riscos. Essas medidas ajudarão a disponibilizar vacinas e tratamentos seguros e eficazes com mais rapidez no Canadá.

*Dados Health Canada

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER