Temas de Capa

Toronto tem os melhores festivais de rua de jazz da América do Norte

Lido Chilelli é fundador do Beaches Jazz Festival, um festival de jazz gratuito que este ano celebra 31 anos. É o maior festival de rua de Toronto, recebe cerca de 800 performers e 900 participantes. Para além do Beaches, Chilelli é ainda presidente do Toronto Jazz Festival, um evento que injeta mais de $580 milhões na economia da cidade.

This slideshow requires JavaScript.

Chilelli esteve sempre envolvido em vários festivais de rua e a dada altura percebeu que faltava um festival de rua com música. “O meu senso comum disse-me que um festival de rua nesta área fazia sentido e com o passar dos anos o festival foi crescendo e hoje tem uma grande dimensão. As pessoas adoram e é uma referência na oferta cultural da cidade. É o festival de jazz gratuito de eleição dos canadianos e está no Top 10 na América do Norte”, explicou.

O festival decorre de 5 a 28 de julho na Beach Village Area e tudo leva a crer que continue a ser gratuito. “Temos grandes patrocinadores que felizmente nos permitem continuar a manter o festival completamente gratuito. Não temos nenhum apoio financeiro da Câmara Municipal de Toronto, somos nós que pagamos policiamento e serviço de limpeza. No início ainda tentámos solicitar apoio à autarquia, mas fomos sempre ignorados, inclusive pelo vereador Michael Thompson”, contou.

O Toronto Jazz Festival está na 32.ª edição e este ano o número de performers canadianos voltou a aumentar. “O festival decorreu de 21 a 30 de junho e aumentou o número de artistas canadianos para 95%. Temos uma grande oferta músical neste género no país, trazemos músicos do Quebec e da Colúmbia Britânica, mas também tentamos trazer nomes internacionais. A qualidade é um dos nossos maiores requisitos”, adiantou.

Se ainda não tem planos para o fim-de-semana pode sempre passar pelo Beaches Jazz Festival. No Woodbine Park, esta sexta-feira, vão atuar o Dj Rhymes, Bachata Swing e Salsotika Orquesta. No sábado o Dj Explosivo abre o palco às 13 horas e depois seguem-se aulas de salsa e várias orquestras – Rojitas Orquestra, Los Hijos de Tuta e Tributo a Celia Cruz com Claudia la Gitana. No domingo tem a oportunidade de praticar zumba e depois das atuações da banda Evaristo & Machado, segue-se o grupo Barolo e o Tributo a Celia Cruz com Claudia la Gitana.

Joana Leal

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close