Temas de Capa

Toronto experimenta todas as semanas uma explosão de artes variadas

O “Cultura Festival” é um festival semanal de verão que acontece todas as sextas-feiras à noite e apresenta ao público música, comida, performance, arte e cinema. Localizado na Mel Lastman Square, em North York, o evento é gratuito e mostra músicos premiados, vendedores internacionais, artistas de rua e diferentes títulos de longas-metragens.

This slideshow requires JavaScript.

O tradicional evento, que conta com muitos voluntários, foi idealizado pelo councillor John Filion que teve a ideia de produzir um festival de verão para toda a comunidade. Conversamos com ele e abordámos o surgimento da ideia de organizar todo esses multi-espetáculos. “Eu comecei essa idéia há uns 10 anos atrás para integrar toda a comunidade. Eu sempre achei essa praça pública maravilhosa mas percebia que não estava sendo muito bem aproveitada, e foi aí que surgiu a idéia de juntar não só a comunidade, mas pessoas de diversas partes do mundo”.
O Festival tem uma variedade incrível de artistas e toda a comunidade compareceu em peso para apreciar a estreia deste ano que aconteceu no dia 5 de julho. Perguntamos a John qual a importância da realização do Festival: “Eu acredito que às vezes as pessoas têm uma tendência de se separem por viverem em contextos diferentes, mas quando todos estão juntos numa praça apreciando arte, isso desaparece.”

A cada sexta-feira até o dia 26 de julho, vão acontecer diversas atrações para o público se divertir com uma programação que receberá diferentes artistas nacionais e internacionais.

A participação da arte de outros países se fez presente no dia de estreia do “Cultura Festival” deste ano. Di Zhang, uma musicista da China, encheu os olhos do público, e deu início a apresentação músical mostrando leveza com seu instrumento extremamente diferente e delicado, o Guzheng, uma espécie de cítara chinesa.

Ela falou da importância de eventos como esse. “Eu acredito que o Canadá é um país de imigrantes, tem muitas pessoas diferentes aqui em Toronto e a música é uma das linguagens que nos faz conectar uns com os outros, nos dando a chance de nos tornarmos irmãos e irmãs”.

A estreia contou também com a dupla “Nemesis” que faz um som inusitado misturando o beatbox com o violino, agitando a todos que estavam no local.

Além dos músicos, houve a apresentação de artistas como Dazzling Darren que provocou curiosidade por todo o canto que passava montado em seu monociclo.

O ponto alto do evento foi a apresentação da riquíssima banda “The Lemon Bucket Orkestra” que mistura diversos gêneros e é quase impossível defini-la em um só estilo. Eles se consideram como uma banda do gênero “Balkan-Klezmer-Gypsy-Party-Punk”. Uma mistura genial que deixou as pessoas em êxtase com a energia que cada componente da banda emitia não só através dos seus instrumentos ou voz, mas a dos seus corpos que não paravam um minuto sequer.

Crianças e adultos se maravilharam com essa energia num emocionante momento onde uma das integrantes da banda organizou uma grande roda para todos dançarem.

A noite caiu na “Mel Lastman Square” e depois de tanta energia, era hora de acalmar os ânimos através do cinema ao ar livre. Um telão enorme se colocou à frente de todos no grande palco, e foi apresentado ao público o filme “Spider-Man: into the spider verse”.

A cada semana uma nova experiência. Toda sexta-feira o público se entretém com todos os tipos de artes, aproveitando o verão de forma gratuita num ambiente de diversão e cultura para toda a família.

Adriana Marques

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close